Pages

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Por que não funciona o turismo em União dos Palmares?

União dos Palmares não é uma cidade rica financeiramente como outras cidades do país, mas quando se fala em história a cidade é berço de um dos momentos mais marcantes do Brasil: a busca por liberdade no Quilombo dos palmares.

A Serra da Barriga é um presente para qualquer cidade no Brasil, por todo o seu acontecimento histórico. Outro grande fator histórico para o município é ser a terra natal do poeta Jorge de Lima, chamado por muitos de "o príncipe dos poetas".   

Mas por que não funciona o turismo cultural em nosso município? Cadê o festival literário Jorge de Lima? Por que os palmarinos não prestigiam os eventos culturais de União dos Palmares? São algumas perguntas que parecem não ter respostas. Será que se tivéssemos o Festival da Banana, fruta muito comum na zona rural da cidade, ele seria sucesso, como em outras cidades que tem eventos voltados pra fruta ou animal comum da região? O que podemos observar é que em outras cidades a população se mobiliza, em União isso não acontece. 

Mesmo com toda propaganda poucos palmarinos prestigiam os eventos culturais ou alternativos. Apenas os eventos do tipo cultura de massa consegue um público maior.   
 
O Mês da Consciência Negra 2012 já começou e, infelizmente já podemos constatar a falta de interesse do publico local. Durante os três dias da III Mostra Quilombola de Cinema o público, sem contar os organizadores, não foi maior que 5 pessoas. Duro é perceber que enquanto o auditório estava vazio, no facebook internautas reclamavam que na cidade não tem nada. Por conta disso, em uma publicação Zema chegou a dizer que as pessoas estavam erradas, ou mal informadas, e ainda publicou a programação de 5 eventos que irão acontecer durante esse mês.

Um desses eventos é o NEGRACOR: Pintando a Consciência, que começa nessa segunda, 12, e vai até o dia 24 de novembro. O projeto é promovido pelo Coletivo a Fábrica, que tem Wenndell Amaral, Traum Bendict, Minervino, Zulu Fernando, Bruno Clériston, Carlyson além do Zema.


Minervino disse que a ideia de fazer o evento surgiu após o Festival Integrado de Artes Linha de Produção, realizado em setembro com uma programação bem diversificada. 
Thiago contou que cada projeto é elaborado e pensado durante as reuniões com os membros, a partir daí é feito todo o planejamento, busca por parceiros para entregar o produto pronto.

Thiago é fotógrafo há 4 anos, para ele o principal objetivo do coletivo é formar novas plateias, incentivando a sociedade a prestigiar eventos que não tem grande público, além de criar eventos que entrem para o calendário cultural da cidade. O fotógrafo acredita que é preciso criar alguns hábitos para que a população possa interagir. Segundo ele cada membro fica responsável por uma ação, onde se destaca mais, ele ficou com o ensaio fotográfico com Dona Irinéia, mas todos ajudam na produção e logística. "Todo mundo é responsável por uma coisa", disse Zulu.

Os agentes culturais estão entusiasmados com o novo projeto e acreditam que quem for prestigiar o evento terá a oportunidade de ver uma trabalho que não fica atrás de outros desenvolvidos nos grandes centros culturais.
   

Projeto Cultura Viva

O Projeto Cultura Viva da Org Tambores da Liberdade, fará apresentações, artístico-culturais que serão executadas pelos alunos da ONG, no dia 19 de novembro no Conjunto Padre Donald.

PARTICIPE VOCÊ TAMBÉM

16:00min: Distribuição de doces e pipoca com os palhaços da Companhia de Teatro LIFE (Wilquer Correia);

17:00min – Grupo de Dança Afro do Projeto Amor Pela Cultura (Escola Est. Carlos Gomes de Barros) Clécia

17:30min: 1º Batalha de B.Boys e Break, executada pelos alunos da ONG Tambores da Liberdade; (Chokito União Quilombrothers)

19:30min: Peça - O Nascimento de Zumbi - Companhia de Teatro LIFE (Wilquer Correia);

20:30min: Grupo de Capoeira do Mestre Coelho - executada pelos alunos da ONG Tambores da Liberdade (Elias);

21:00min: Grupo de Percussão da ONG Tambores da Liberdade (Manoel Leoncio);

21:30min - DJ Leno Rasta

22:00min – Xirochy Show e Banda Love Jah (Xirochy Xirochy Show)