Pages

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Campanha de carnaval: Não urine na rua!


Fevereiro é o mês que o país pára para os festejos do Rei Momo. É comum a gente escutar que o ano só inicia realmente no Brasil depois do carnaval. Em cada lugarzinho desse imenso país se ver gente na folia do carnaval. 

Como o evento é um dos mais importantes do Brasil, as autoridades e órgãos públicos se preparam para que o folião tenha um  carnaval tranqüilo. A Polícia Rodoviária fica de olho nos excessos dos motoristas nas estradas, o Hemoal faz campanhas para que a população doe sangue, Secretarias de Saúde aumentam a distribuição de camisinhas nessa época, a Polícia Militar redobra os cuidados com a violência nas festas e etc.

E esse ano mais uma vez a Rede Globo está com a campanha de conscientização do carnaval para que os foliões não façam xixi nas ruas. Vários cantores como Preta Gil, Michel Teló, Paula Bernardes, Claudia Leite,  Xitãozinho e Xororó, Sorocaba, Luan Santana e Alexandre Pires cantam o samba para alertar foliões do Brasil todo sobre a importância de uma rua limpa e cheirosa.

União dos Palmares não fica fora desse problema, seja nas festas tradicionais como festa de Santa Maria Madalena, onde o banheiro da Praça Basiliano Sarmento não suporta a quantidade de pessoas que necessitam desses banheiros. A falta de educação é gritante de quem usar esses banheiros, pois muitos não urinam nas bacias sanitárias e esse xixi escorre pela praça. Mesmo com alguns banheiros químicos instalados perto da praça, a reclamação dos donos de lojas e moradores do entorno da festa é grande, já que muitos teimam em urinar nas portas dos estabelecimentos e das casas.  

Quem também sofre com o mal cheiro do xixi são os moradores das avenidas, Antônio Gomes de Barros e João Lyra onde passam os foliões dos carnavais e de outros eventos aqui na cidade. Do início à chegada da festa os Baladeiros vão urinando onde bem entende, deixando para os respectivos donos de casas e lojas a obrigação da limpeza no outro dia. 

Por outro lado, quem participa dos eventos na cidade reclama que não existem banheiros químicos no decorrer e no final das festas. Quem conhece algum morador vai pedindo para fazer suas necessidades fisiológicas ou tentar usar de um estabelecimento, se não têm essas opções os postes de luz e calçadas são improvisadas como banheiros.