Pages

quinta-feira, 15 de março de 2012

Casal Palmarino Busca União Homoafetiva na Justiça


A união homoafetiva continua gerando varias discussões em diversos segmentos da sociedade. Para alguns juristas o reconhecimento da união entre pessoas do mesmo sexo é a garantia do direito do indivíduo que independente da opção sexual e está prevista no artigo 5º da Constituição Federal que garante a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Para outros o assunto é polêmico não só por uma questão jurídica, mas também por uma linha religiosa, onde a união homoafetiva seria considerada uma abominação perante a lei de Deus.

Em União dos Palmares, município distante 83 quilometros da capital alagoana, o mecânico de motocicletas Cristiano Costa de Amorim, divorciado, de 43 anos e o cozinheiro Josenildo Soares da Rocha, 33, devem protagonizar o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo. Na tarde desta quarta-feira, 14, eles requereram no Registro Civil da Comarca local a habilitação para a realização do casamento.

Enquanto assinavam as petições para o requerimento, o casal disse que estava protegido do preconceito da comunidade pelo amor que unia os dois homens. Cristiano revelou que já conviveu com oito mulheres, mas, como é estéril, não possui nenhum filho biológico. Ele disse que há anos procurava uma companheira com as qualidades que acabou encontrando em Josenildo que é, nas palavras do companheiro, “extrovertido, carinhoso, sincero e excelente dono de casa”.

Josenildo, que fez questão de assumir seu lado feminino, também não poupou elogios ao futuro ‘marido’. “Graças a Deus encontrei meu par perfeito. Mostraremos a sociedade conservadora e que nos critica o que é um casal feliz’.

Segundo as funcionárias do cartório, Esmeralda Valadares e Ana Claudia, o processo de habilitação será encaminhado ao Ministério Público para se manifestar nos autos e em seguida enviado à juíza responsável pela comarca, para apreciação e agendamento da união oficial, requerida para o dia 30 de abril, às 10h, no Fórum Juiz Franklin Gama de Lima.


Sites Tribuna União e Aqui Acontece

"Alagoas é Maltratada Pela Política" Gislaine Rosário Migliati

Morando há 4 anos em Alagoas, Gislaine Rosário Migliati é natural de Santos, SP, e veio para o Estado a convite de uma amiga, também natural da cidade de Santos, A partir daí aceitou o desafio e hoje só vai a cidade natal no final do ano para visitar familiares e amigos.

Gislaine Migliati é advogada e antes de morar em Maceió ela trabalhou um ano como professora de Processo Civil, numa faculdade em Penedo. Segundo Gislaine, "Maceió é muito maltratada pela política, porém tem bastante gente boa querendo o melhor para a população, não só da Capital mas também dos interiores", onde ela diz que vem conhecendo muito gente bacana e honesta.

A blogueira diz que as redes sociais vem prestando um papel importantíssimo nas mobilizações que vem acontecendo no mundo, além de aproximar as pessoas que tem interesses em comum. Gislaine cita alguns amigos que a internet lhe proporcionou conhecer, como Candice Almeida, Alexandre Fleming, Dallas Diego, Laise Moreira, Lula Vilar entre outros.

A advogada falou que sua rotina de trabalho é puxada, já que trabalha semanalmente os três horários nas faculdades Cesmac e Mauricio de Nassau, fora que ainda vem atuando na profissão de advogada. Gislaine diz que advogar em Alagoas é difícil, pois os trabalhos ficam nas mãos de pouco.

Outro fator que faz com que os advogados não trabalharem, segundo ela, são as condições econômicas da população. Os serviços de advocacia não pode ser gratuito, pois profissionais passaram 5 anos estudando, se preparando e precisam se manter, para ela essa situação tende a melhorar, pois algumas mudanças já estão em vista. Lembrando que a defensoria presta um serviço muito bom.

Gislaine Migliati nos contou que já participou de um programa apresentado por Sílvio Santos, a admiração que tinha pelo apresentador aumentou com as gravações do programa, ela disse que o comunicador fala com você como se fosse íntimo e deixa os convidados bem a vontade.

Namorando há dois anos e meio com o santanense José Marques de Vasconcelos Filho, ou José Marques como é conhecido pelos amigos, Gislaine ficou emocionada quando descrevia a relação dos dois e enumerou várias qualidades do namorado, que é um homem interessante, inteligente, divertido e que só quer o bem de todos (nesse momento o Marques chega e pergunta porque ela está com os olhos lagrimejando).