Pages

domingo, 26 de maio de 2013

Contando minha trajetória Por Gilson Nascimento


O ano é 1982. Eu estava na 4ª série do ensino primário, era como se chamava antigamente, na minha inesquecível Escola Dr. Jorge de Lima. Eu já sabia ler e já era apaixonado por matemática! Era ano de copa do mundo e o Brasil tinha aquele time dos sonhos com Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo. Só para registrar foi neste ano que comecei a apreciar futebol e descobrir que isso pode ser muito sofrido. Aquela seleção de craques acabou perdendo. Mas na escola ia tudo muito bem. Foi também este ano que me apaixonei por Joelma. Que menina linda! Ela entrou no meio do ano. Todos nos encantamos por ela, mas ela me escolheu. Foi de fato, oficialmente a minha primeira namorada. Que saudade daquela época!

Em 1983 cheguei à 5ª série. Como me sentia orgulhoso desse fato! Era sempre um dos melhores alunos. Em exatas não tinha pra ninguém! E assim foram os anos seguintes até que no final de 1986 eu estava concluindo a 8ª série. Meu ego estava do tamanho do Universo. E não via a hora de fazer o exame da ETFAL (Escola Técnica Federal de Alagoas). A escola ficava em Maceió, nossa capital a 80km de minha querida União dos Palmares. Como as vagas eram limitadas, os pobres tinham que se "matar" estudando para fazer uma prova que selecionava os melhores que queriam o tão sonhado curso técnico. Já os ricos tinham suas vagas asseguradas pelos políticos.

Por falar em sonho, um dos meus era, pasmem, comer 3 vezes ao dia. Eu e meus 5 irmãos tínhamos o sonho de comer bem. Acredite, isso não era fácil para uma família de 6 filhos cujo pai era pedreiro e a mãe analfabeta. Em 1987 o sonho se realizou. Estou falando de entrar na ETFAL. O sonho de comer bem, demoraria mais um pouco. Passei para o curso de Edificações. A prova valia 10 e lembro de ter tirado 7,5. Nada mal para quem tinha vindo da escola pública e nunca tinha levado dinheiro pra fazer um lanche descente na hora do recreio. Porém, em pouco tempo o sonho virou pesadelo. Eu não tinha dinheiro para ir estudar. Como pagar as passagens para ir à capital? Lembro que foi um esforço quase sobrenatural para conseguir terminar aquele ano letivo. 

Cheguei a morar com uns tios na cidade de Maceió, mas eles também eram bem humildes e só foram alguns dias. Meu pai chegou a trabalhar na capital durante essa época e eu dormia nas obras onde ele ficava com a peãozada. Em 1988 não teve jeito. Tive que sair da escola técnica. Voltei pro meu saudoso Colégio Dr. Carlos Gomes de Barros e fui cursar Magistério. Não que eu almejasse ser um professor, mas por ser o único curso gratuito para o 2º grau. A parte positiva era que todas as tardes eu estava rodeado por 40 lindas moças. De homem, só eu e meu irmão. Ao fim de 1989 estávamos formados!

Quis o "destino" que as necessidades financeira da família nos levassem pra bem longe de nossa cidade, de nossos amigos e de nossos parentes. Em janeiro de 1990 desembarcamos eu, mamãe e meus irmãos na rodoviária do Tietê na cidade de São Paulo. Alguns meses antes meu pai havia ido pra São Paulo. Seus irmãos já moravam lá. Depois de alguns meses de trabalho mandou nos buscar. Já são 23 anos morando nesta cidade. Nunca mais passei fome na vida! Acho que é por isso que amo tanto a cidade de São Paulo! Meu sonho realizado.

 Em 1991 entrei na faculdade. Me formei em Física em dezembro de 1995. Mas, um pouco antes, em 1994, me ofereceram o cargo de professor de matemática numa escola particular. Eu deixei o emprego de auxiliar de Almoxarifado e fui Transformar Vidas! Em 1996 entrei no sistema estadual de ensino de São Paulo, onde estou até hoje, já concursado, lecionando Física. Em 2006 passei num concurso pra professor de Matemática da prefeitura. 
  
Foi uma longa jornada! Tentei fazer um pequeno resumo. hoje me sinto extremamente realizado como profissional e como ser humano. Permitam-me a falta de modéstia, mas não me sinto apenas um professor. Tenho certeza que sou importante no esquema das coisas! Minha existência não será em vão!

 Prof. Gilson Nascimento da Silva

Depoimento do leitor/amigo Gilson Nascimento, para o blog.
Fotos retiradas do seu perfil no Facebook.

5ª Semana do Meio Ambiente

O acelerado processo de industrialização e urbanização dos últimos anos vem impondo padrões de consumo insustentáveis na sociedade, causando um aumento dos conflitos socioambientais e intensificando a exploração dos recursos naturais. Devemos refletir sobre a nossa relação com a natureza, somos cidadãos e precisamos pensar antes de agir. Ser cidadão é também ter o sentimento de pertencer a uma realidade na qual a interação entre a sociedade e a natureza forma um todo que está constantemente em transformação. Portanto, a Prefeitura Municipal de União dos Palmares mediante as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação, sugere a seguinte programação para a 5ª Semana do Meio Ambiente, com a finalidade de favorecer momentos de reflexão e ação, relacionando coerentemente o que se diz e o que se faz. 

Faça parte dessa corrente, PARTICIPE!



Programação

05/06 (Quarta-feira)

11º Caminhada em Defesa da Vida e do Meio Ambiente (Ordem Franciscana) e Plantio de Mudas (15h00min)

Conjunto Newton Pereira) Concentração: Esc. Mun. Prof. Maria Augusta / Participação: Esc. Mun. Maria Mariá

Palestra: Desafios socioambientais

do século XXI

(08h00min) Esc. Est. Monsenhor Clóvis