Pages

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

União dos Palmares receberá Farmácia de Medicamentos Excepcionais

Foto Olival Santos
Depois de Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos e Arapiraca, o Governo do Estado contemplou Delmiro Gouveia com uma unidade da Farmácia de Medicamentos Excepcionais (Farmex). O serviço, que irá atender aos delmirenses e moradores de Mata Grande, Pariconha, Olho d’Água do Casado, Piranhas, Inhapi e Água Branca, foi inaugurado, nesta quarta-feira (29), com a presença do secretário de Estado da Saúde, Alexandre Toledo, do diretor Estadual de Assistência Farmacêutica, Fábio Pacheco, e do secretário municipal de Saúde, João Silveira.

A Farmex de Delmiro Gouveia representa mais uma etapa do projeto de descentralização da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que investiu R$ 84 mil, entre montagem do espaço físico e aquisição de medicamentos de alto custo. Por meio dela, os moradores do Alto Sertão alagoano, que são vítimas de doenças crônicas, não necessitarão mais se deslocar até Maceió para receberem suas medicações.

“A chegada da Farmex em nosso município é motivo de alegria e será uma preocupação a menos para mim e meu esposo. A partir de agora, além de ter acesso ao remédio próximo de nossa residência, iremos economizar dinheiro todos os meses e poderemos investir em mais qualidade de vida para nosso filho, que necessita tomar o respiridrona diariamente. Essa ação representa a preocupação do Governo do Estado com a saúde da população, comprovando que o SUS [Sistema Único de Saúde] deve estar presente em todos os lugares”, ressaltou a mãe de paciente.

De acordo com o secretário de saúde de Delmiro Gouveia, 130 sertanejos já estão cadastrados para receber medicamentos de alto custo pela nova unidade da Farmex, mas, segundo ressaltou, este número deve quadruplicar até o final deste ano. Prognóstico que se deve ao fato de existir uma demanda reprimida nos municípios que integram a 10ª região de saúde, formada por sete dos 102 que formam Alagoas.

“A exemplo do que ocorreu em Palmeira dos Índios, São Miguel dos Campos, Penedo e Arapiraca, o número de usuários da Farmex deve crescer significativamente, pois sabemos que grande parte da população tem dificuldade de se deslocar para Maceió”, evidenciou João Silveira, ao agradecer o Governo do Estado pela implantação dos programas Rede Cegonha, Teste Rápido de HIV, Telessaúde e de Unidades Básica de Saúde e de Pronto Atendimento, que serão inauguradas nos próximos meses.

Fábio Pacheco informou que a nova unidade será gerenciada pela Prefeitura de Delmiro Gouveia, que cedeu os recursos humanos. No entanto, o fornecimento de medicamentos, o gerenciamento das ações e a manutenção do sistema informatizado Hórus, ficarão a cargo da Sesau. O diretor Estadual de Assistência Farmacêutica anunciou que, nos próximos meses, unidades da Farmex serão inauguradas em Viçosa, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Porto Calvo e Matriz do Camaragibe, beneficiando mais moradores do Sertão, Vale do Paraíba e Litoral Norte de Alagoas.

Atleta de União dos Palmares ganha seletiva de MMA amador em Maceió



O atleta palmarino Ricardo Silva de 23 anos de idade (a esquerda na foto), no ultimo sábado (25/08) foi o primeiro colocado na Seletiva Alagoana de MMA realizada na Academia Fit Arena em Maceió, ao derrotar por nocaute técnico seu adversário. Ricardo, que em 20 segundos conseguiu a fabulosa marca está sendo considerado por adeptos e admiradores do esporte como a mais nova revelação da modalidade alagoana.

Atualmente Ricardo ministra aulas do judô em uma Escola do Município, e tem sua formação atlética acompanhada de perto pelos instrutores Mestre Ferreira, Branco, Emerson, Gerson Pit-Bull e por ‘Nau Pezão’ todos da Academia União Fight de União dos Palmares. 'Nau' guarda com carinho em sua sala de troféus vários prêmios conquistados em nível de estado e é um dos maiores atletas na modalidade em União dos Palmares.

Ricardo que traz a disciplina e o culto ao corpo quase como uma regra de vida disse que 'esta vitória pode ser o inicio de uma carreira promissora, pois pretendo repetir o feito sempre representando minha terra’.

Para ‘Nau Pezão’ a vitória de Ricardo foi algo que merece destaque porque geralmente os atletas interioranos mesmo sendo superiores tecnicamente perdem as lutas o que torna a vitória muito dificil. ‘É necessário que ocorra um nocaute para nos conseguirmos uma vitória, o que não devia acontecer, pois o interior do estado é um celeiro de atletas em todas as modalidades’ sentencia Nau.

antonioaragão


Veja fotos de Ricardo Silva, na luta do MMA aqui em União dos Palmares, click AQUI

Professor e ex-aluno da Uneal lançam livro em União dos Palmares


Fotos Reinaldo Sousa e José Marcelo

O professor e Diretor do Campus V da Uneal, Reinaldo Sousa e o ex-aluno da instituição, Fernando Silva, lançam no 03 de setembro, o livro "(RE)PENSANDO A GEOGRAFIA: História, Objeto, Método e Práxis". Segundo o professor Reinaldo Sousa, a ideia do livro surge da necessidade dos alunos: "O livro é resultado da cobrança dos alunos dos períodos iniciais que sempre cobraram que em meio aos vários artigos que usamos nas disciplinas, adotássemos um livro que fizesse uma abordagem da evolução da ciência geográfica, que discutisse qual é o objeto da geografia e que método ou métodos ela utiliza enquanto ciência, mas que tivesse uma linguagem mais acessível." O livro foi patrocinado pela Uneal.

Os autores fazem parte do Núcleo de Estudos do Pensamento Miltoniano- NEPEM, coordenado por Reinaldo Sousa. O núcleo se dedica a pensar o espaço à luz da teoria do Geógrafo Milton Santos e esse livro é reflexo das discussões ali implementadas.

O lançamento acontecerá no dia 03/09, às 21h, no Restaurante Aquárius.


Informações Site Uneal e Professor Reinaldo Sousa

Atores da Globo encenam peça teatral na AABB


Ontem, 30, foi encenada a peça Herdeiros, do diretor Francis Mayer. Montada há 5 meses, a peça vem percorrendo algumas cidade de Alagoas e nesta quinta-feira esteve em União dos Palmares. Antes de começar Paulo Sarmento, promotor do evento, fez alguns avisos à plateia composta na maioria por crianças e adolescentes femininas.

As mais de 250 meninas estavam ansiosas pela atuação dos galãs da Rede Globo. Muitas fecharam a passagem entre as cadeiras para ficar mais perto do palco. A cada entrada dos atores eram ouvidos gritos e elogios de todo tipo.

A peça conta a história de 4 irmãos, que após o suposto sumiço da mãe se encontram na casa dela para resolver o problema. Com o desenrolar vão surgindo as mágoas e os ressentimentos que não foram resolvidos durante o convívio familiar.

Durante 1h e 20 os atores foram bem exigidos para garantir uma boa audição aos presentes. Como União não dispõe de um teatro, a peça foi encenada na AABB, que não é um local adequado. No encerramento da peça, entre os agradecimentos, um dos atores sorteou dois convites para um jantar com a equipe. Muitos gritos nessa hora!

Antes da turma ir para o restaurante teve uma sessão de fotos com o grupo. O ator Guilherme Leicam era um dos mais assediados pelas meninas. Quanto ao ator Eliseu Carvalho, muitas comentaram por ele não sorrir em nenhuma foto.
















Maurício Silveira, Guilherme Leicam, Eliseu Carvalho, Cristiano Ximenez e fãs.