Pages

segunda-feira, 24 de março de 2014

União dos Palmares participa do projeto ‘Entre na roda’

O “Entre na roda” é um projeto de formação de mediadores de leitura, destinado às profissionais da rede pública de ensino, bibliotecas públicas e outras instituições.  

O projeto é realizado pela CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, patrocinado pela Fundação Volkswagen no Brasil. A formação tem durabilidade de um ano, seu objetivo é formar os participantes para que ampliem seu desempenho enquanto leitores e promovam nos públicos com que atuam o desenvolvimento de capacidades e gosto pela leitura. 

Formar gestores de escolas para compreenderem a proposta do projeto, fomentar a partir das escolas e ampliar o gosto pela leitura, conhecer e valorizar a cultura local.

Em União dos Palmares foram inscritas as seguintes unidades: Escolas João Costa de Oliveira, Salomé da Rocha Barros, José de Medeiros Sarmento e Jairo Correia Vianna.  

Lembrando que você, leitor/amigo, pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Semana do Empreendedor foi Realizada em União dos Palmares

Na última sexta-feira (21), o Sebrae, através da sala do empreendedor, realizou em União dos Palmares a comemoração à semana do empreendedor que reuniu dezenas de empresários e empreendedores do município.

Neste dia, o Sebrae realizou atendimento (consultoria) na sala do empreendedor, além de palestra com objetivo de mostrar as “Vantagens da Formalização”, e o Cine Sebrae. Agentes de desenvolvimento responsáveis pela mobilização dos empreendedores e empresários estiveram presentes para esclarecer quaisquer que fossem as dúvidas.

Com o apoio total da Prefeitura, através do Prefeito Beto Baía, e da secretaria de Indústria e Comércio do município, toda infraestrutura foi disponibilizada para melhor atender a todos que procuraram a sala do empreendedor no dia do evento.

Na oportunidade estiveram presentes a coordenadora do Sebrae de União dos Palmares, Neide Mitomari, a secretária de Indústria e Comércio, Rosângela Nascimento, e agentes de desenvolvimento. 

Por: Natally Melo de Araújo – Secom/PMUP

Lembrando que você, leitor/amigo, pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Celebridades com os palmarinos

Lucas André e Eliane do Globo com o cantor Marrone, na Churrascaria Pertutti em Curitiba.

Lembrando que você, leitor/amigo, pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Valeu, Zumbi!

No dia 20 de novembro de 1695, morria o então guerreiro Zumbi dos Palmares (N’Zumbi Alakitiá), que significa aquele que nunca morre.
 
Zumbi dividiu o reino do Quilombo dos Palmares com N’Ganga Zumba, herdado por Akotirene que foi e líder de Palmares ajudando a fundamentar toda a mistura das energias africanas com as energias indígenas brasileiras, originando assim a milonga do que hoje chamam de candomblé.

Apesar de ter morrido pelas ordens, mãos e balas de Domingos Jorge Velho Zumbi, como significa seu nome, nunca morreu tornando-se referência, e influenciou a abolição da escravatura.

A Vila Isabel desfilou com o tema "Kizomba, A Festa da Raça", no centenário da abolição, reverenciando Zumbi e todo a movimentação negra do Brasil, tornando-se campeã do Carnaval daquele ano, que tinha vários sambas fortes falando do mesmo assunto.

Um que não me sai da cabeça é "100 anos de abolição, realidade ou ilusão", da Estação Primeira de Mangueira, que tinha um sambaço e perdeu por apenas um ponto. Há quem diga que aquele foi o desfile de todos os tempos da Sapucaí e eu também acho isso, pois quem viveu, viu e sentiu aquela energia não esquece jamais.

Eu, Tunico da Vila, terei a honra de fazer em Alagoas agora, no dia 20 de novembro, um show lá na Serra da Barriga para relembrar a morte de Zumbi dos Palmares.

Fico feliz de poder participar de uma festa tão importante como essa e o que é melhor. Cantarei o samba de 1988 da Vila e da Mangueira, e meus sambas de 2013 campeão do Carnaval, além do que eu concorri pela Vila Isabel nesse ano. "É um gigante pela própia natureza....Feito de rochas terras e matas..."

Falando nisso, a comunidade mandou avisar que todo negro deveria fazer uma pausa e refletir para aquele que foi um grande herói da na nossa história, aliás, não só pra ele, mas para todos. Todo componente de Carnaval deveria relembrar esses dois desfiles. Vila Isabel e Mangueira que marcaram a história do nosso carnaval.

Isso sim, tem que respeitar e respeitando um momento de reverência a nossa crença, fé, história e Carnaval.

"QUE OS DEUSES DO SAMBA ESTEJAM COM A VILA ISABEL"
  
Tunico da Vila
Cantor, compositor, percussionista, bi-campeão pelo Grupo de Acesso e tri-campeão do Grupo Especial do Carnaval carioca pela Vila Isabel.