Pages

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Conheça 5 palmarinos que irão carregar a Tocha Olímpica dia 30 de maio

Erivaldo Santos 

Próximo dia 30 de maio os palmarinos estarão nas principais ruas da cidade para prestigiar e aplaudir a Tocha Olímpica que irá passar por União dos Palmares. A serra da Barriga irá sediar uma celebração especial.

A Tocha Olímpica já passou por diversas cidades no mundo e percorre o Brasil nesse momento, onde chegará ao Rio de Janeiro em julho para a abertura das Olimpíadas Rio 2016. Por onde passa, a tocha atrai um grande número de populares e meios de comunicação.

O percurso na Terra de Zumbi dos Palmares já foi escolhido e aprovado nos ensaios que aconteceram no início do mês. Nos programas de rádios e nas redes sociais o assunto já é um dos mais comentados como, também, os nomes dos conterrâneos que se revezarão coma tocha.

Alguns nomes que participarão do evento já foram divulgados. A empresária Eliane do Globo e o funcionário público Erivaldo Santos foram indicados pela Coca-Cola. O comunicador Clezivaldo Mizael, indicado pelo Banco Bradesco, Saulo Peixoto, carteiro, representará os Correios. O popular comerciante Cícero do "carro do confeito" foi convidado pelo Comitê Olímpico. Outros nomes só serão conhecidos durante o percurso.

Para o evento algumas vias serão interditadas para passagem do símbolo olímpico: Avenida João Lyra Filho (defronte ao Ginásio de Esportes), Avenida Antônio Gomes de Barros, Praça da Alimentação, Avenida Monsenhor Clóvis, Rua Edgar Sarmento, Rua Presciliano Sarmento, Rua Correia de Oliveira, (antiga feira da batata) e Praça Basiliano Sarmento, os bloqueios acontecerão a partir da noite de domingo dia 29 até às 12 horas de segunda-feira, dia 30.

O Secretário de Educação Bruno Praxedes e a equipe técnica da SEMED estarão juntos com os diretores e estudantes em um desfile convidando a população para estarem nas ruas dia 30, no grande dia do evento nacional.
 
 Eliane do Globo
Saulo Peixoto
 
 Clezivaldo Mizael
 
Cícero do Carro do Confeito ao lado de Eliane do Globo

Mais de 500 policiais vão atuar na passagem da Tocha por Alagoas

O esquema de segurança para a passagem da Tocha Olímpica por Maceió vai contar com a participação de mais de 500 policiais, incluindo agentes da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 
De acordo com os oficiais que integram a coordenação responsável pela segurança do evento, todas as providências foram adotadas para que não sejam registradas falhas na passagem da tocha pelos seis municípios selecionados.
Segundo a programação, os policiais alagoanos recebem a tocha em Sergipe e seguem para o município de São Sebastião, primeira cidade de Alagoas a receber a tocha. Depois, o símbolo olímpico passa por Arapiraca, São Miguel dos Campos, Maceió, Murici, União dos Palmares, onde ocorre a subida até a Serra da Barriga e a escoltam até a cidade de Garanhuns, estado de Pernambuco.
"A Polícia Militar está com todo o planejamento ajustado e em contato diário com o serviço de inteligência.  Estaremos atentos e acreditamos que a passagem da tocha por Alagoas será apenas motivo de festa", afirma o coronel Eduardo Lucena.
Para reverenciar a tocha durante a passagem por Maceió, muitos eventos foram programados para o bairro do Jaraguá.
Fonte: GazetaWeb

Ações da SEDETUR visando legitimar a vocação da Serra da Barriga, como palco maior da cultura negra

Com o objetivo de discutir ações relacionadas ao empreendedorismo para o povo preto, Arísia Barros, coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas  participou na quarta-feira (12), na sede da SEFAZ,  de reunião com Helder Gonçalves Lima,Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo e George  Santoro, Secretário de Estado da Fazenda 
Na abertura do encontro, proposta por George Santoro, Helder relatou  sobre as ações da SEDETUR visando legitimar a vocação da Serra da Barriga,como palco maior  da cultura negra, e sobre as potencialidades locais, para desenvolvimento de produtos  que abrem novos caminhos para o turismo. Falou também do interesse do Governador em otimizar essas ações. Expressou, com muito entusiasmo,sobre a inclusão da Serra da Barriga como espaço de visitação da tocha olímpica e a mais recente visita que fez ao Quilombo dos Palmares acompanhado de quilombolas locais.
A reunião, que transcorreu num clima muito agradável, teve como objetivo alinhar iniciativas que possam contemplar  o empreendedorismo preto nas periferias, com uma  perspectiva mais voltada para inclusão socioprodutiva  , que gere emprego e renda,  com foco na valorização do fazer afro e na redução da pobreza.
Arisia Barros propôs  a realização de um encontro diagnóstico para apresentação do Projeto Incubadora Afro, com o aceite dos secretários a ação acontecerá nos próximos dias.
“Momentos como esse são importantes pela oportunidade de conhecer mais de perto as ações de entidades da sociedade civil  e, a partir disso, articular projetos na busca por efetivar as políticas nesta área”.- disse Helder Gonçalves:
George Santoro concluiu a reunião afirmando o interesse do Estado em criar espaços de sinergia para que novos diálogos aconteçam e que isso favoreça  o fomento e desenvolvimento de projetos sustentáveis.
Fonte: Raízes da África

Fotos antigas do São João em União dos Palmares

Os cantores Beto Barbosa e Tânia Alves 
 
Fotos: Iran Menezes

Quadra Municipal Poliesportiva Manoel Ferreira Neto (Paizinho)

 Foto: Carlos Silva

Foto: Rita Gomes