Pages

quarta-feira, 17 de julho de 2013

A 4ª Conferência Regional do Meio Ambiente da Zona da Mata Alagoana, será realizada dia 25 em União dos Palmares


A Conferência Nacional do Meio Ambiente chega à sua quarta edição com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A meta é qualificar poder público, setor privado, sociedade civil organizada, cooperativas de catadores e cidadãos em geral no grande esforço nacional para reduzir a geração dos resíduos sólidos, assumir responsabilidades com a construção de uma sociedade sustentável e lançar um novo olhar sobre os resíduos sólidos, reconhecendo-os como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor da cidadania.

A 4ª CNMA traz duas novidades em relação às edições anteriores: as conferências livres e a conferência virtual. Essas duas novas modalidades de participação configuram um processo que avança em relação às três conferências anteriores, estabelecendo um espaço para que toda a população interessada discuta e contribua para o tema dos Resíduos Sólidos.

Convocada pela Portaria MMA nº 185, de 04 de junho de 2012, a 4ª CNMA vai centrar a discussão da Política Nacional de Resíduos Sólidos em quatro eixos:

3ª Semana da Diversidade Sexual de União dos Palmares, será em setembro

Nesta segunda-feira dia, 15, os organizadores da III Semana da Diversidade Sexual de União dos Palmares se reuniram para elaborar o evento que acontece 16 a 22 de setembro próximo. No encontro dos militantes da Ong Direito à Vida de Alagoas estiveram presentes uma vez que foi esta organização que aprovou o projeto junto ao Ministério da Saúde.

No encontro realizado na UNEAL foi colocada a pauta e cada membro organizador foi votando e colocando outras sugestões. A programação que terá palestras, teste rápido de HIV para toda população, cursos, concurso da Miss Gay Zona da Mata, homenagens a personalidades que apoiam a causa, oficinas, Djs e show para finalizar a 3º parada em União.

Segundo Igor Nascimento, ativista do Movimento Gay de Alagoas há 15 anos "As paradas gays hoje são a menina dos olhos de ouro do Ministério da Saúde. Hoje os direitos dos LGBT’s estão em pauta. Recentemente aprovamos o Conselho LGBT de Alagoas, temos também o Comitê de Enfrentamento à Homofobia na Secretária de Defesa Social. Igor lembrou que os homossexuais do Brasil já conquistaram o direito de realizar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

O ativista que é coordenador do Grupo Direito a Vida, disse que fora União dos Palmares, as cidades de Teotônio Vilela, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Maceió, realizarão o evento este ano. A Ong recebeu do Ministério da Saúde, 28.286 reais para realizar a III Parada da Diversidade Sexual. Igor Nascimento comentou que tudo que ficar definido na reunião, será registrado com fotos, atas e documentos para poder comprovar a idoneidade do projeto e posteriormente mandar o relatório de gestão.

Na ocasião muitos dos ativistas palmarinos presentes comentaram sobre o papel do grupo na cidade, como esse evento pode diminuir o preconceito a respeito da condição sexual de casa indivíduo. Fora os "recursos financeiros" que esses eventos trazem para as respectivas cidades, já que o município recebe milhares de participantes e União pode ganhar muito mais já que é uma cidade turística.

Muitos presentes a reunião não queriam apenas a festa do "Oba Oba", que muitas pessoas criticam que os homossexuais querem apenas fazer carnaval fora de época. Para finalizar ficou acordado que a III Semana da Diversidade Sexual de União dos Palmares será completa de oficinas para estudantes palmarinos, debates com a sociedade.

Cena Palmarina

As chuvas que caem em União dos Palmares já deixou a paisagem do nosso município diferente. Antes, com a estiagem a cor predominante era acinzentada. Agora para onde olhamos só enxergamos o verde na vegetação. A preocupação com o volume das águas do Rio Mundaú já passou, visto que rio está com um volume maior de água.

E esse friozinho gente? Que nos obriga a está bem agasalhado, com portas e janelas fechadas para a residência ficar mais aconchegante. O frio é um convite para assiste a bons filmes, com... pipocas.

Uma notícia ruim: com as chuvas o conjunto habitacional Newton Pereira, criado para abrigar os moradores das ruas devastadas pela enchente de 2010, foi alagado pelas águas do riacho próximo ao conjunto.

Zero para os governos e empresas responsáveis que não fiscalizaram as obras.

----------------------------------------------------- // -----------------------------------------------------------------

Vi esse mês um senhor que aparentava ter uns 70 anos vendendo lanches tudo arrumado e organizado em uma cadeira de rodas. Por onde passava não tinha quem não olhasse, já que a cena chamava atenção. Como a maioria dos idosos, o senhorzinho ia empurrando sua cadeira/carro de lanches com toda calma do mundo.

É comum ver que aposentados continuam trabalhando para completar a renda familiar, muitos chegam a velhice com filhos e netos em casa e por esse motivo tem que continuar no batente. Lembro que quando trabalhava na Usina Laginha tinha muitos aposentados que continuavam em seus cargos, já que não poderiam viver da sua aposentadoria.

Recentemente em uma reunião do sindicado de professore/as aqui em União, se viu milhares de profissionais que já estavam aposentados, mas que não podiam se da ao LUXO de curtir a vida em sua plena "melhor idade".

-------------------------------------------------------- // ----------------------------------------------------------------

Já chegamos ao final do meio de julho, eita tempo rápido...

---------------------------------------------- // ------------------------------------------------------

                 Deixa eu fazer uma pergunta que eu fazia na rede social Orkut. Quem são os alunos nessa foto?

Felicidades, Mãe.

Hoje quem completa ano é minha mãe, Dona Mana. Eu e meus irmãos desejamos saúde, paz e muitos anos de vida!!! Feliz Aniversário.

“Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, o município de União dos Palmares realiza hoje, sua II Conferência de Cultura