Pages

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Museu Maria Mariá






As fotos que vocês estão vendo são do Museu Maria Mariá, que se encontra fechado há anos e no momento está em reformar. Quem acompanhou os últimos eventos culturais da cidade ouviu o Secretário de Cultura Elson Davi dizer que em Maio a casa será reaberta ao público.

A casa onde hoje funciona museu foi a morada da professora e historiadora Maria Mariá de Castro Sarmento. Logo após a sua morte a casa foi aberta por sua família aos visitantes, para que se conhecesse mais a história do nosso município. Mariá como era conhecida, colecionava tudo o que pudesse contar a história do povo palmarino.

Com ela foi encontrado o maior acervo fotográfico de União dos Palmares, registro dela e de alguns fotografos da época. Ela ainda possuia inúmeros objetos como artes sacras, porcelanas, móveis de outros séculos e até porta e telhas da antiga Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, derrubada na década de 1970.

Revolucionária para uma época onde as mulheres não tinham espaço na sociedade, a professora não se importava em ir jogar sinuca e beber no lugar onde só homens frequentava, não se preocupou em posa semi-nua em uma lagoa nos Frios e não mediu as conseguências em levar a foto para as alunas do Escola Rocha Cavalcanti, da qual foi expulsa da escola.

Por essas e muitas histórias Maria Mariá conquistou o respeito e admiração de todos os palmarinos e de todos que buscam conhecer a história de União dos Palmares.

A notícia de que o museu será reaberto é muito boa, porém as perdas de parte do seu acervo é sem dúvida lamentável. Foram livros, revistas de épocas, documentos, fotos, roupas, objetos diversos e o próprio prédio foram destruídos ao longo dos anos por chuvas, sol e pela retiradas das peças por pessoas não especializadas.

Vamos esperar que o mês de maio chegue logo e que possamos mais uma vez, ver reunidos em um só lugar objetos que nos remota a uma União dos Palmares mais pacata.

Caps - Centro de Atenção Psicossocial