Pages

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Comunidades de União dos Palmares receberá máquinas de costura da CPTC

Quarenta máquinas de costura serão entregues, nesta quinta-feira (2), a microempreendedoras individuais das comunidades de Barreiras, Botafogo, Bonsucesso, Santa Terezinha Conceição e Alto do Cruzeiro, localizadas no município de Coruripe. Agora, com a aquisição das máquinas, os bairros contemplados pretendem aproveitar as novas oportunidades de negócios e fortalecer a economia local com a geração de emprego e renda.

Com o objetivo de incentivar os negócios voltados para o segmento têxtil, várias ações com foco no empreendedorismo e no associativismo já foram realizadas nessas comunidades. As ações fazem parte da estruturação do programa da Cadeia Produtiva Têxtil e Confecções de Alagoas (CPTC), que visa contemplar 23 municípios alagoanos com vocação para esse tipo de atividade. 

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em parceria com o Sebrae em Alagoas, a Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea) e o Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest).

De acordo com Ana Paula Dantas, gestora da CPTC pelo Sebrae em Alagoas, muitos municípios tinham a vocação para esse tipo de atividade, mas não conseguiam produzir pela falta dos equipamentos. Com as máquinas, as empreendedoras vão garantir a circulação do dinheiro no comércio local, evitando a evasão do lucro para outras localidades.

Ainda segundo Ana Paula, o Sebrae em Alagoas é responsável pela gestão financeira do projeto e por consultorias em várias áreas de atuação, como ações de mercado, design, inovação e tecnologia, dando o suporte necessário para a profissionalização do segmento têxtil.

"A estruturação da cadeira produtiva estimula a formalização de novas empresas, e o Sebrae tem uma programação de cursos e oficinas para orientar e capacitar esses novos empreendedores. Nessas capacitações, eles aprendem a gerir seus negócios, buscando, a cada dia, melhorar a qualidade do produto com foco na expansão de suas áreas de atuação no mercado", afirmou Ana Paula.

Oportunidades de Negócios

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento Local de Coruripe, Manoel Santos, a entrega dessas máquinas tem uma grande importância social e econômica para as comunidades contempladas.

"A maioria dessas mulheres dependia exclusivamente de seus companheiros para atender as necessidades básicas, como a alimentação, por exemplo. Agora, elas podem adquirir a independência financeira e incrementar o orçamento da família", pontuou Manoel Santos.

O presidente disse, ainda, que a Prefeitura de Coruripe abriu licitação para a confecção de cerca de 10 mil uniformes escolares, o que pode representar a primeira produção têxtil das novas empreendedoras das cinco localidades contempladas com os equipamentos.

"Vamos desenvolver oficinas permanentes de corte e costura nas comunidades com o objetivo de capacitar as mulheres para produzir esses uniformes e também atender outras demandas da região”, finalizou.

Investimentos

Há sete anos, o Governo do Estado investe na reestruturação da cadeia têxtil. No início, 945 costureiras eram beneficiadas pelos projetos. No ano passado, esse número subiu para 2.500 microempreendedoras individuais.

Também estão inseridas na Cadeia Produtiva Têxtil e Confecções de Alagoas (CPTC) 245 empresas e associações, espalhadas por dois Polos Regionais: o de Murici e o de Delmiro Gouveia –, investimentos que ultrapassaram os R$ 3,6 milhões. Dentro das ações do projeto, mais de 1.500 alunos receberam capacitação técnica em atividades voltadas ao segmento.

Vinte e três municípios das regiões do Agreste, Sertão, Zona da Mata e Litoral estão sendo contemplados com a aquisição de 1.200 máquinas de costura para associações, cooperativas e empresas ligadas à Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea) e ao Sindicato da Indústria do Vestuário do Estado de Alagoas (Sindivest). Os recursos financeiros para a implantação do projeto foram adquiridos por meio do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecoep), na ordem de R$ 7,3 milhões.

Os municípios que estão inseridos na CPTC são: Arapiraca, Boca da Mata, Cacimbinhas, Cajueiro, Capela, Coruripe, Delmiro Gouveia, Maceió, Mar Vermelho, Murici, Olho d’Água das Flores, Olho d’Água do Casado, Palmeira dos Índios, Pariconha, Paulo Jacinto, Piranhas, Porto Calvo, Santana do Ipanema, União dos Palmares, Viçosa, São Luís do Quitunde, Major Izidoro e Maravilha.