Pages

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Você já visitou a Serra da Barriga?

Muitas vezes, quando estou conversando sobre os patrimônios de União dos Palmares com algum amigo, e o mesmo me comunica que nunca visitou a Serra da Barriga, fico pensativo sobre a real valorização da cultura palmarina aqui no município.

Até mesmo meus colegas de profissão, os educadores, chegam a relatar: "Nunca estivemos na Serra". É preocupante essa realidade, nobre leitores.  Como esses formadores de opiniões podem incentivar a geração de conterrâneos a irem ao local onde milhares de escravizados lutaram por dias melhores?

E não são apenas professores, mas também dezenas de famílias em União que não conhecem o lugar. Quantos por ignorância religiosa não colocam os pés no Solo Sagrado?

Então, a pergunta desta quinta-feira que eu faço aos amigos e leitores do blog JMarcelo Fotos é: Você já visitou a Serra da Barriga?

Ser professor é um caminho repleto de desafios e prazeres!

“Sou médico, mantenho e salvo vidas, mas antes fui aluno e precisei de um bom professor. Sou engenheiro, construo e mantenho prédios, mas antes de ser engenheiro fui aluno e precisei de um bom professor. Sou economista, mantenho e salvo empresas, mas antes de ser economista fui aluno e como tal precisei de um bom professor”. Seja qual for a sua profissão, o que você faz, mantêm ou quem você representa… Para se tornar um bom profissional, em seu caminho deverão passar bons professores!
Por mais que sejam inúmeros os desafios que encontramos ao escolhermos seguir o caminho da Educação, no fundo sabemos o valor da educação e o quanto o professor afeta a eternidade. Como citou o escritor, psicanalista e educador brasileiro, Rubem Alves: “Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais…”
Professores e Educadores fazem parte de nossas vidas por um período, seja ele curto ou longo, por semanas, ou anos, mas, de um modo ou de outro, todos eles exercem influências em nossas vidas. Alguns deles, aqueles mais especiais tornam-se marcas indeléveis em nossa existência. Seja pelas inspirações que despertaram em nós, pelo acolhimento, pelas aulas, seus métodos, estilos … Todos nós tivemos um ou alguns professores marcantes que influenciaram positivamente nossa vida, agregaram aprendizagens significativas e até hoje nos inspiram e trazem boas lembranças
Algumas vezes o professor não tem a consciência do quão importante torna-se para seus alunos. Outros plantam as sementes para que no futuro novos educadores as colham. Mas se não fosse pelo cultivo feito com carinho e dedicação o resultado da colheita certamente seria menos proveitosa.
Pesquisas atuais mostram que em alguns quesitos, a influência dos professores ultrapassa a dos pais nas escolhas e gostos das crianças, o que mostra o quanto o exemplo apresentado pelos educadores é fundamental para a formação de seus alunos.
Todo bom começo tem um bom professor. No bisturi da cirurgia, no tijolo da olaria, na nota de uma partitura, no projeto de arquitetura, no arranque do motor, tudo que se cria,o que se aprende e o que se ensina, tudo tem um bom professor.
E como toda profissão e escolha, ser professor é um caminho repleto de desafios e prazeres. Esse caminho já foi até comparado ao do nascimento de um filho. O filósofo Nietzsche citou que “ser um professor é semelhante ao sofrimento das dores de parto: a mãe o aceita e logo deles e esquece, pela alegria de dar à luz um filho. Esta felicidade suprema é ultrapassada na felicidade de gerar um filho ou de educar uma pessoa.”.
De certo modo, por mais desafios que encontrem, pelas horas consumidas pensando em suas aulas (que apesar de serem diárias, são sempre únicas), pelos dias de cansaço, pelos conflitos diversos, ao fim de cada experiência educativa fica marcada a sensação prazerosa de ensinar e aprender, de importar-se com o outro e sair de cenas em nunca sair do espetáculo.
Todos tivemos um professor que marcou nossas vidas e foi fundamental para sermos quem somos no mundo.
Um enorme e eterno obrigado aos nossos mestres que marcaram e aos que marcam nossa vida em um simples gesto ou até mesmo com um olhar. Saibam que de um modo ou de outro reconhecemos e valorizamos seus atos de amor e dedicação á arte de ensinar e sua calorosa presença na vida dos alunos.