Pages

quarta-feira, 12 de março de 2014

Maria Betânia Por Carlos Correia


Maria, educadora.
Betânia, ambientalista.
Mesmo para lá de Marrakech,
Ninguém te perde de vista.

Nossa inspiração,
Nascida em Caicó.
Por seres filha do sertão,
Nunca ficarás só!

Com encanto, sabes cuidar.
De todos, alimentas um bom querer.
Entre a vida e a vida, amar.
Para sempre, um bom viver!

Parabéns em teu Aniversário...
A tua festa é a nossa alegria.
Por nossa amizade que a nós nos encanta,
Cabe-nos o gesto recorrente da ousadia.

Ousar ser e estar no mundo,
Exatamente do jeito que somos...
Tá aí o segredo dos nossos constantes reencontros
 
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Alunos das Escolas Municipais recebem prêmios por projetos realizados na IV CNIJMA


Aconteceu ontem, dia 11, a Premiação Palmarina das Escolas Municipais Participantes da IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente. O evento foi uma celebração às boas ideias que vêm sendo desenvolvidas pelas escolas de União dos Palmares. 

A premiação  foi prestigiada por diversos profissionais da educação e pelos respectivos alunos das escolas de União. Segundo o secretário de Educação do Município, Ricardo Leão Praxedes,  “esses projetos que estão sendo elaborados nas escolas e que muitos já estão sendo utilizados por nossa comunidade palmarina, dão uma ideia de que estamos no caminho certo", disse o  secretário. 

Os prêmios principais foram para as instituições: Escola Municipal Dr. Antônio Gomes de Barros – Temática Água, trabalho desempenhado pela professora Cleonice Silva e pela estudante Maria Ranielle Rocha da Silva; Escola Municipal Filomena Medeiros – Temática Água, as atividades foram feitas pela professora  Maria Elizabete Silva e pelo estudante Davi Ferreira de Lima; a Escola Municipal Pedro Cândido da Silva com a Temática Terra, responsáveis pelo trabalho o professor Dorgival Caciano de Mendonça e o aluno Pedro Antônio Ferreira de Mendonça. Todos os estudantes foram delegados na IV CNIJMA, realizado em Brasília.

A Diretora/Coordenadora d@ Departamento de Educação Ambiental/ Projeto Sala Verde Serrana dos Quilombos da Secretaria Municipal de Educação, Maria Aparecida Lopes da Silva, foi quem iniciou as falas no encontro. Cidinha, como é conhecida, falou da importância da Sala Verde para o município e fez um apanhado dos trabalhos desenvolvidos durante os seis anos do Centro de Referência em Educação Ambiental. "Estou emocionada e não poderia deixar de agradecer aos amigos que trabalham comigo".

Cidinha falou do empenho de todos e disse que o departamento só realizou os projetos por conta do apoio do secretário Ricardo Praxedes, "Eu não poderia deixar de mencionar o nome de Areski de Freitas que foi tão importante no processo de realização da Sala Verde no município", disse. 

Entre palestras e depoimentos dos alunos que viajaram para Brasília, tivemos as premiações com certificados, impressora e Tablets para os três primeiros lugares.   

Participaram da premiação a diretora de Gestão, Lenice Leão Correia de Araújo, o biólogo Carlos Jorge da Silva Correia, a professora-doutora da Universidade Federal de Ouro Preto, Dulce Maria Pereira, representantes do Instituto Lagoa Viva de Maceió, Marcia Suzana, Coordenadora do PROMED, Ana Cardoso, Coordenadora do PROMEPAZ, Rosângela Nascimento secretária de Indústria e Comércio e equipe da Semed.

Um momento emocionante foi a homenagem que a equipe de Sala verde fez para Maria Betânia da Silva Almeida, que esse ano completa 25 anos de envolvimento com projetos ligados ao meio ambiente.

Todas as fotos AQUI

Professora Dra. da UFOP realiza palestras para ambientalistas palmarinos


Nos dias 10 e 11 aconteceu no Auditório da SEMED, o III Encontro Presencial do Curso de Aperfeiçoamento em Educação  Ambiental: Escolas Sustentáveis e Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) da turma de União dos Palmares.

A Professora Dra. Dulce Maria Pereira, da UFOP, tutora do curso foi a palestrante nos encontros. A professora Dulce Maria é arquiteta e urbanista e tem muitos trabalhos desenvolvidos em várias países do mundo, ela explicou para os alunos e convidados a importância do curso e suas possibilidades na melhoria do Meio Ambiente com a formação de novos cursistas.

Dulce foi muito elogiada por usar uma linguagem acessível e sempre descontraída, discutiu os principais problemas ambientais atuais e envolvia os alunos com indagações a respeito da natureza do município de União "Vocês palmarinos tem uma importância para o mundo imensa" disse se referindo a Serra da Barriga, lugar que ela visitou bem antes do seu reconhecimento atual.     

Fazendo um panorama de quando surgiu o curso, desde as dificuldades aos avanços de hoje, a professora mencionou a parceria que a UFOP vem fazendo com a Secretaria de Educação de União, através da Sala Verde "Vocês tem um intelectual inteligentíssimo que é o Carlos Correia aqui em União e estou feliz por alguns trabalhos que estão sendo executados na Sala Verde em algumas escolas da cidade".

A Agenda 21 foi pauta dos debates na manhã do dia 11, com o tema Diálogos Palmarinos rumo à agenda 21, as problemáticas ambientais e suas dinâmicas foram discutidas por Dulce Maria e pelo  Biólogo Carlos Jorge da Silva Correia tutor do curso.

Dulce fez uns relatos das discussões nos anos 70 até o RIO + 20, aonde cientistas e pesquisadores do mundo todo vêm relatando os problemas ecológicos de seus países e os avanços e ações que eles vêm tomando. Aqui no Brasil, a professora falou “Estamos à frente em termos de pesquisas, mas não avançamos na prática”. Na palestra fotos dos bons exemplos que já estão sendo feito no país.   

Estavam presentes professores, presidentes de associações, Lenice Leão Correia de Araújo, Diretora de Gestão, Divanete Costa representando a 7ª CRE, Sérgio Rogério da Secretaria de Infância e Juventude, Alexander Campos e Clezivaldo Mizael, Radialistas entre outros.

Tantos os alunos como a tutora Dulce já têm o interesse de um possível encontro ainda este ano.

Todas as fotos AQUI 

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Recife completa 468 anos


No dia 29 de janeiro eu e um grupo de palmarinos fomos visitar o Parque Estadual Dois Irmãos em Recife. Estávamos felizes pela curiosidade de ver os moradores daquele zoológico. A viagem foi tranquila e animada já que a maioria no ônibus eram jovens estudantes de União.

Debaixo de um sol escaldante chegamos à capital pernambucana e logo os comentários surgiram de alguns passageiros que estavam visitando a cidade pela primeira vez. Para mim, uma das imagens mais bonita foi do Rio Capibaribe.

Naquele domingo, como o motorista não sabia o lugar, deu para circular pela cidade, e assim, ficamos felizes por poder apreciarmos um pouco mais da cidade. O calor que estava na cidade foi recompensado pelo ar agradável do Parque Dois Irmãos.

As fotos acima foram tiradas dentro do ônibus.

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos