Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2016

Alguém se lembra do "Negrinho Mijão" que ficava na Praça Padre Cícero?

Atração turística de Bruxelas o MannekenPis (estátua/fonte de um garotinho mijando!)

Alguns leitores do blog JMarcelo Fotos sabem da nossa linha SAUDOSISTA. Fotos, relatos e histórias mais antigas de União dos Palmares são temas frequentes de postagens. Preservar nossa história, cultura e arquitetura é dever de todo cidadão palmarino. 

Já tivemos perdas irreparáveis em nossa arquitetura. A antiga Igreja Matriz de Santa Maria Madalena, o Casarão de Basiliano Sarmento, hoje galeria, e tantos outros imóveis espalhados pela cidade.

Essa semana ao passar pela Praça Padre Cícero, loteada de barracas de lanches e bebidas, lembrei que antes tinha uma fonte com o formato de um "Negrinho Mijão" que chamava atenção dos moradores e visitantes. Esse tipo de fonte é comum em todo o mundo.

A imagem foi retirada do local sem motivo aparente e ninguém sabe ao certo o seu paradeiro. Ficou apenas uma lacuna no espaço. Mas muitos ainda lembram da fonte jogando água dia e noite.

Como a fonte, outros locais tiveram o mesmo destino, como o Parque Infantil Municipal, hoje praça Antenor Uchôa.

Preservar nossa história é o caminho para um futuro melhor. Não podemos simplesmente destruir o que temos em União. Não podemos destruir nosso futuro.

?