Pages

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Discentes da Escola Antonio Gomes visitam pontos turísticos e históricos de União dos Palmares



Nesta quarta-feira, (05), os alunos da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros estiveram visitando a histórica Fazenda Anhumas, localizada na zona rural de União dos Palmares. 

O grupo foi recepcionado por Izabel Maia Gomes diretora de turismo do município, os alunos ficaram encantados com o ‘Engenho Anhumas’ que ainda preserva edificações da época da escravidão além de ser, segundo historiadores, um dos locais preferidos dos passeios de Zumbi dos Palmares e demais líderes negros que viviam na Serra da Barriga.

A todo momento a historiadora Izabel Maia Gomes explicava aos aulistas a importância de preservar a cultura do município que é rica em história, desde a luta de Zumbi dos Palmares em busca da liberdade, aos "causos" que rodearam o Casarão na época das filmagens do filme ‘Joana a Francesa’ estrelado pela artista Jeane Moureau e o estilista Pierre Cardin. A Fazenda Anhumas foi escolhida pelo famoso cineasta alagoano Cacá Diegues para as tomadas das cenas do filme que teve como temas musicais composições de Chico Buarque de Holanda e Tom Jobim.

A belíssima fazenda / museu onde os educandos puderam ver In Loco uma coleção de móveis raros que estão conversados, a exemplo de uma mesa de jantar que chamou atenção de todos. Curiosos os aprendizes iam fazendo perguntas a cada fala da guia ‘Fiquei com medo quando entrei no quarto onde aconteceu um assassinato décadas atrás", comentou Juliana Adelino da Silva.


As alunas Geizilane da Silva Pimentel e Maria Elena Alves da Silva, ambas do nono ano foram para a o Estudo do Meio com objetivo de aprofundar os conhecimentos para o projeto ambiental ÁGUA É VIDA que é desenvolvido há 4 anos na escola. A finalidade é conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar para valorizar a água potável natural que abastecer Rocha Cavalcante.

Além dos conhecimentos / explanação sobre a civilização do açúcar e a história da formação social de Alagoas e de União dos Palmares, o local oferece excursões com trilhas ecológicas e culinária regional que remota a civilização do açúcar. Fora uma piscina e belas paisagens para tirar fotos tudo para deixar seu lazer completo.

Como disse o estudante Cleiton Cirino "Queremos voltar".

E voltaremos!!!