Pages

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Casa Maria Mariá Começa Receber Visitantes


A Casa Maria Mariá que foi reinaugurada dia 11 de outubro de 2011, já começou a receber os primeiros visitantes. Curiosos para conhecer o espaço de um dos maiores nomes da cultura palmarina, que foi a professora Maria Mariá de Castro Sarmento.

De acordo com uma funcionária do museu, como muitos preferem chamar, muitos que chegam lá querem saber se as histórias que falam da historiadora são verdadeiras. A partir daí os olhares se voltam aos móveis de outras épocas que estão expostos pela casa.

O lugar ainda tem muitos espaços vazios já que vários objetos foram destruidos nos anos que a casa ficou fechada. Objetos que segundo o Secretario de Cultura Elson Davi passaram por restauração.

A maioria dos visitantes são estudantes das escolas do município, mais a funcionária Juliana Lima acredita que a casa receberá mais visitantes agora em novembro no mês da consciência negra.

Em novembro está previsto uma exposição de fotos catalogadas pela professora. Ao final da visita todos recebem um folder sobre a biografia de Maria Mariá.






Casa Jorge de Lima


Outro lugar que merece ser visitado em União dos Palmares é a Casa do Poeta Jorge de Lima onde o visitante pode ler sua biografia nos vários paineis existente no local. A casa também abriga o Centro Arqueológico Palmarino.

Com essas ações que o Governo Municipal vem fazendo só fortalece a cultura local, porém muitas outras coisas precisam ser feitas como: uma limpeza, pintura e organização do Mercado de Artesanato.