Pages

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Câmara Concede ao Prof. Scott AllenTítulo de Cidadão Palmarino



A Câmara de Vereadores de União dos Palmares aprovou, na sessão de 13 de setembro de 2011, a concessão do Título de Cidadão Palmarino ao professor e pesquisador Scott Joseph Allen.

O projeto de iniciativa do vereador Manoel Feliciano foi aprovado por unanimidade e homenageia um importante estudioso da arqueologia do nosso país, por suas contribuições para o resgate da história do Quilombo dos Palmares através de inúmeras descobertas realizadas em escavações no Parque Histórico da Serra da Barriga.



Natural de Portusmouth, New Hampshire, na região de Nova Inglaterra dos Estados Unidos da América, o Prof. Scott Joseph Allen nasceu em 24 de julho de 1962. Fez graduação em ciências sociais na University of Maine, e obteve seu mestrado e doutorado em antropologia em Brown University, estado de Rhode Island. Tanto no mestrado como no doutorado abordou a arqueologia do Quilombo dos Palmares.

Conheceu a Serra da Barriga pela primeira vez em 1995, durante as comemorações de homenagem ao Guerreiro e Herói Nacional Zumbi dos Palmares e desde então tem palestrado e publicado em diversos países e em diversas línguas sobre a história e arqueologia da região de União dos Palmares.

Em 1998 foi convidado para atuar como professor e pesquisador visitante estrangeiro pela Ufal. Em 2003 prestou concurso e ingressou no quadro efetivo de docentes da instituição.
O professor Scott Joseph Allen foi fundador do Núcleo de Ensino e Pesquisa Arqueológica (NEPA) da Ufal, permitindo treinamento de alunos e técnicos que foi fundamental para a continuação das pesquisas arqueológicas na Serra da Barriga.

Ele também foi um dos idealizadores e participou da inauguração do Centro Arqueológico Palmarino (CENARP). Este projeto viabiliza a continuação de estudos arqueológicos na região Serrana dos Quilombos.

Atualmente o Professor Scott Joseph Allen é titular do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, mas continua como pesquisador vinculado a Ufal, onde coordena o NEPA.

Scott Allen e Genisete Lucena
Foto: João Paulo Farias

Blog Vereador Manoel Feliciono

''A Praça Padre Cícero Estará Pronta Dia 12 de Outubro'' Paulo Cesar

Equipe Mesa Z e Convidados
A cada sábado, os integrantes do Programa Mesa Z, da Rádio Zumbi FM, levam para o estúdio pessoas da nossa sociedade, que estão envolvidas em projetos que interessam a todos.

Neste último programa não foi diferente, entre os convidados o empresário Paulo Cesar, que está à frente da reforma da praça Padre Cícero. PC respondeu perguntas sobre esse projeto e confirmou que a praça será inaugurada no dia 13 de outubro, dia da emancipação de União dos Palmares.

Em relação as outras praças da cidade, Paulo falou que só serão reformadas a partir do dia 14 de outubro. Quanto a praça Antenor Uchôa, o ex-secretário de Infra-Estrutura nos disse que é a favor das mudanças que estão ocorrendo.

Feliz com os trabalhos que vem fazendo à frente de suas empresas, tanto aqui como em outras cidades, PC desabafou sobre o desempenho dos vereadores, que segundo ele, não saem às ruas para conversar com a população sobre os seus anseios.

José Ironaldo, chefe da feira-livre de União dos Palmares, esclareceu alguns pontos importantes sobre essa "indústria", como ele prefere chamar a feira. O estudante de Geografia da UNEAL, que trabalha com a família a muitos anos na feira, disse que alguns feirantes relutam na hora de mudanças, mas que aos poucos vem obtendo resultados positivos.

Ironaldo falou que tem visitado outras cidades para ver a dinâmica das suas feiras e com o apoio do Sebrae tem tido reuniões com os feirante e alguns secretários da cidade. As secretárias Jaci Lúcia (Indústria e Comércio) e Izabel Maia Gomes (Turismo) já participaram de algumas reuniões.

Neide Mitomari, professora e agente de desenvolvimento do Sebrae, em União dos Palmares, falou sobre alguns serviços que o Sebrae está desenvolvendo aqui na cidade e dos projetos da Sala do Empreendedor, ligada a Secretaria de Indústria e Comércio.

Entre várias informações, ela falou sobre o Encontro Empresarial - SOS Empresas, que aconteceu neste última semana em União. Neide Mitomari convidou os micros e pequenos empresários da cidade à procurar ela ou Marcos Lobo para tirarem suas dúvidas e formalizar suas empresas.

O terceiro entrevistado foi Eudes Araújo, que tem uma empresa de segurança eletrônica, falou sobre as orientações que o Sebrae oferece aos empresários locais e que ao procurar a Sala do Empreendedor conseguiu benefícios sem precisar procurar outros orgãos.

Tanto Eudes como os demais convidados interagiram sobre os diversos assuntos abordados pela equipe do programa.

Faça como Samuel, ligue para o programa e concorra a brindes. Nesta semana sorteamos camisas e individuais para a II Missa do Vaqueiro, que será realizada dia 25 de setembro.

Próximo sábado iremos sortear ingressos para o show do Cantor Belo.
Para participar ligue 3281- 3669.