Pages

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

25 atitudes para se tornar um excelente professor



Muito além de corrigir provas e transmitir conteúdos, o professor ocupa um papel fundamental no processo de formação dos jovens como seres humanos, incentivando-os a persistirem com os seus objetivos. Muitos educadores se tornam uma verdadeira inspiração aos seus alunos, deixando ótimas recordações na vida desses estudantes.

No meio acadêmico, educadores vêm buscando constantemente diferentes maneiras de avaliar o seu sistema de ensino, a fim de obter reconhecimento e destaque como um excelente profissional da educação. Para auxiliá-los na busca pela qualidade no ensino, o site do Global Digital Citizen Foundation separou 25 atitudes que definem o sucesso na carreira de um professor. Confira:

Defina claramente os seus objetivos
Um bom professor deve ter em mente quais são os principais objetivos para os seus estudantes. É importante que o educador estabeleça um plano a fim de guiá-lo durante o processo educacional.

Tenha noção dos seus propósitos como professor
Professores que conseguem enxergar além do convencional têm mais facilidade para driblar os momentos de tédio dos alunos durante as aulas.

Não espere um feedback imediato dos estudantes
Professores que esperam uma imediata reação positiva dos alunos em geral se decepcionam constantemente.

Saiba a hora certa para ouvir e ignorar os alunos
Um bom professor deve procurar um equilíbrio na hora de ouvir os estudantes: não é bom ouvi-los sempre tampouco ignorá-los completamente
Tenha uma atitude positiva Pensamentos negativos afetam a criatividade do profissional, podendo levar ao fracasso.

Torça a favor do sucesso de seus alunos
Assim como os nossos filhos, os estudantes precisam de alguém que os incentive e acredite neles.

Tenha senso de humor
O humor durante as aulas reduz o nível de estresse e frustração dos alunos

Seja sincero ao encorajar os seus alunos
Estudantes necessitam de um professor verdadeiro, que além de reconhecer o seu progresso, indica ao aluno quais são os pontos que ele ainda pode melhorar.

Arrisque-se
É importante que os alunos acompanhem o professor arriscando coisas novas em sala de aula, bem como o modo com o qual ele lidará com as possíveis falhas na sua tentativa.

Cumpra com as suas palavras
Professores de sucesso são consistentes, e procuram sempre cumprir com as suas promessas.

Reflita sobre os próprios seus métodos
A reflexão é necessária para que o professor possa trabalhar melhor com as dificuldades enfrentadas durante sua carreira.

Procure os conselhos de um mentor
Um professor necessita de uma pessoa mais velha e experiente para aconselhá-lo e indicar o melhor caminho a ser seguido ao longo de sua carreira.

Comunique-se com a família dos estudantes
A comunicação entre professores e pais de alunos é essencial no processo educacional. É fundamental que ambos os lados expressem suas preocupações e opiniões.
Divirta-se com o seu trabalho Professores que amam o seu trabalho possuem uma energia contagiante. Mais importante do que gostar da matéria ensinada, é amar o processo de ensinar.

Tente se adaptar às necessidades dos estudantes
O contato com o estudante é muito importante durante o processo educacional. Em alguns casos, o educador deve ajustar o seu plano de aulas de acordo com o comportamento da turma.

Procure reajustar o ambiente da sala de aula
Uma simples atitude, como reorganizar a ordem das carteiras na sala de aula e mudar um pouco a rotina das aulas pode trazer uma ótima renovação durante o ano letivo.

Não tenha medo de utilizar tecnologias na sala de aula
Em um mundo cada vez mais cercado pela tecnologia, é importante que o professor as utilize durante suas aulas.

Ofereça apoio emocional aos seus estudantes

Em alguns casos, o estudante necessitará mais de conselhos do que da transmissão de informações.

Conforme-se: nem sempre você terá a resposta para todas as perguntas
Bons educadores entendem que não é possível saber de todas as questões que envolvem o ambiente acadêmico. Eles procuram se acostumar com isso e fazer sempre o seu melhor.

Não se importe com possíveis ameaças
Um bom professor tem a consciência de que não é obrigado a acatar ordens dadas pelos pais de alunos. Ele deve seguir o seu próprio mérito, se o considerar correto.

Leve diversão para as suas aulas
As aulas não devem ser sempre sérias. Quando a aula é divertida e engraçada, os estudantes enxergam o professor mais como um ser humano, aumentando o respeito e a confiança.

Procure entender o que se passa na vida pessoal dos estudantes
Existem certos problemas emocionais que podem atingir seriamente o processo de aprendizagem dos alunos. O professor deve saber enxergar esses indícios no estudante, entendo quais são os motivos que estão ocasionando a sua dificuldade.

Nunca pare de aprender
Bons professores procuram arranjar um tempo para ir atrás de novos conhecimentos.

Saiba a hora certa de “pensar fora da caixa”
Um bom educador sabe o momento certo para sair de seu método tradicional.

Nunca perca a sua curiosidade
Bons professores nunca param de aprender, sempre buscando novas fontes de conhecimento, a fim de dominar os assuntos relevantes a sua própria matéria