Pages

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Inscrições para o Programa de Estágio na Eletrobras com vagas para União dos Palmares se encerram dia 20

As inscrições para a Seleção Unificada de Estágio da Eletrobras Distribuição Alagoas se encerram na próxima terça-feira (20). Podem concorrer às vagas estudantes de nível médio, técnico ou superior dos cursos de Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo, entre outros. Já para o ensino médio e técnico, as vagas são para Auxiliar Administrativo e Técnico em Eletrotécnica, Informativa e Segurança do trabalho.

Para realizar a inscrição os candidatos dos municípios de Maceió e Rio Largo deverão preencher um formulário, que está anexado no edital, e providenciar currículo com foto, comprovante de matrícula e/ou vínculo com instituição de ensino e histórico escolar atualizado. Esses documentos deverão ser entregues no prédio sede da Companhia, localizado na Avenida Fernandes Lima, no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió.

Os concorrentes às vagas em Arapiraca, Delmiro Gouveia, Matriz do Camaragibe, Palmeira dos Índios, Penedo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares, deverão realizar suas inscrições nas unidades de atendimento ao cliente da Eletrobras desses municípios.

Após as inscrições, os candidatos passarão por duas etapas seletivas: prova técnica e entrevista; ambas de caráter eliminatório. Os estudantes irão receber, por e-mail, o resultado da participação em todas as fases do processo seletivo. 

O Programa de Estágio da Distribuidora tem como objetivo incentivar a aprendizagem teórica e prática dos estudantes por meio de um acompanhamento contínuo entre gestores e estagiários. Isso justifica o bom aproveitamento desses alunos no futuro profissional. Para saber mais detalhes do Programa, clique aqui e acesse o edital.

Fonte: Cada Minuto

Entidades defendem Serra da Barriga como um patrimônio sagrado

 A Serra da Barriga, em União dos Palmares, abriga o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, primeiro equipamento do gênero no País, que reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão (Fotos: Divulgação e Teresa Machado)

A Comissão Mista Organizadora das Atividades do Dia da Consciência Negra se reuniu, na manhã desta sexta-feira (16), para discutir a programação do evento e as demandas sociais da comunidade da Serra da Barriga. A secretária de estado da Cultura, Mellina Freitas coordenou a reunião que contou com a participação da presidente da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, e demais representantes de órgãos e entidades civis que compõem o comitê encarregado.

“Durante a reunião, nos comprometemos a elaborar juntos o plano integrado de atividades para o 20 de novembro. A participação ativa de todos os movimentos sociais é de fundamental importância para a construção de atividades perenes na Serra da Barriga, que é um símbolo de liberdade único, singular e que merece políticas públicas afirmativas permanentemente. Nossa missão é dar vida  a este patrimônio mundial e despertar o sentimento de pertencimento por parte do povo brasileiro, e em especial do povo alagoano”, declarou Mellina Freitas.

Celebrado no dia 20 de novembro, o dia da consciência negra comemora o grito de liberdade, simbolizado pela figura de Zumbi dos Palmares, símbolo de luta e resistência à escravidão. A presidente da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, ressaltou a necessidade de tratar a Serra da Barriga como um patrimônio sagrado, onde devem ser realizadas atividades de reflexão e debate em torno da cultura dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana. “A celebração do 20 de novembro é um momento para refletir, promover rodas de conversa e oficinas e expor a cultura negra”, ressaltou.

A comissão fez um avaliação do evento realizado nos anos anteriores no município de União dos Palmares, debatendo logística, envolvimento dos municípios da região e questões sociais. “Este ano, iremos apresentar uma vasta programação para a celebração dessa data histórica” afirmou a titular da pasta. Para Mellina Freitas, fomentar estratégias culturais e consolidar ações para a comunidade negra e de matrizes africanas são as pautas para o mês da Consciência Negra.

“As questões sociais de matriz africana devem ser tratadas como questões de governo. Neste sentido, o Governo do Estado está preparado para apoiar as ações de união e integração entre as comunidades, com vista ao desenvolvimento e inclusão social. Esse debate deve ser permanente, as discussões desse encontro devem ter continuidade durante todo o ano, para que sejam realizadas ações efetivas e voltadas às necessidades reais dos alagoanos”, concluiu.

Serra da Barriga – Quilombo dos Palmares 

O Quilombo dos Palmares foi o mais importante das Américas e de maior resistência à escravidão e ao domínio português. Tornou-se então uma autêntica comunidade livre.  Em pouco tempo, o Quilombo dos Palmares se transformou num verdadeiro “refúgio da liberdade”, acolhendo escravos fugidos, brancos-pobres e indígenas fugidos da escravidão dos engenhos e fazendas. Nesta verdadeira cidade viveram cerca de 20 mil pessoas (correspondendo assim a 20% da população total à época. 

A Serra da Barriga, em União dos Palmares, abriga o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, primeiro equipamento do gênero no País, que reconstitui o cenário de uma das mais importantes histórias de resistência à escravidão ocorridas no mundo: a história do Quilombo dos Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado refúgio de negros escravizados das Américas.

Fonte: Balaio de Fatos