Pages

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Rio Mundaú seca e população sugere soluções para prevenir o probema ambiental


Meio Ambiente é tema recorrente aqui no Blog JMarceloFotos. As postagens falam da rápida devastação que vem ocorrendo na Mata dos Frios, o mormaço do calor nos últimos meses, a poluição recorrente no Rio Mundaú e seus afluentes etc.

Sabemos que esse mesmo problema é visto e vivido em qualquer cidade mundo afora, mas como moro em União dos Palmares minha visão é local onde discuto o tema no blog e nas aulas de Geografia com meus alunos.

O debate é amplo nas redes sociais aqui na cidade, já que muitos ficam indignados com tantas queimadas numa área de domínio federal e que nenhum órgão fiscalizador tem punido os culpados que estão invadindo essas terras. Os comentários acontece no dia a dia e posteriormente nos meses seguintes.

E o DIA D chegou! 

E foi um verdadeiro filme de terror. Fotos do principal abastecedor de água para a população de União, o Rio Mundaú, mostrava este pedindo socorro, agonizando. As imagens de um rio seco / morto rodaram as páginas pessoais dos conterrâneos e dos sites do Estado de Alagoas, que mandaram repórteres registrar a calamidade da qual a população estava vivendo sem um pingo de água para consumir.

O desespero fez acabar baldes, tonéis e caixas águas nos estabelecimentos comerciais, a todo momento pessoas passando com garrafas cheias ou vazias. Locais onde a água era disponibilizadas gratuitamente como na Bica do Paulo na Camaratuba, zona rural, as filas ficaram cheias dia e noite, o movimento também era visto pelos vendedores de água potável circulando por vias públicas.  

O tempo agora é de economizar o que não temos mais. A água que temos em nossos recipientes é cara tanto em dinheiro, quanto também pela dificuldade para encontrá-la. A ordem é RACIONAR!

Governo municipal e sociedade civil agora se perguntam como vamos solucionar esse problema do Meio Ambiente. 

Na boca do povo algumas sugestões como: Construções de açudes, barragens, fiscalização no Rio Mundaú para prevenir desvios de água, investimentos em maquinário para o SAAE, disque denúncia para reclamar dos abusos cometidos pelos moradores, parcerias entre as prefeituras por onde percorre os Rios Mundaú e Canhoto para reflorestamento de suas margens e todos afluentes, retiradas das pocilgas nas margens dos rios e riachos, diminuição dos milhares de lava jatos, campanha de arborização das ruas palmarinas, premiação e incentivos aos cidadãos para plantações de mudas nos espaços e áreas verdes de União dos Palmares, e finalmente, não menos importante socorrer a Mata dos Frios.    
  
Mata dos Frios aos poucos vai sumindo da zona rural de União dos Palmares. 

 O Antes e Depois do Rio Mundaú
 
 Temporal em Rocha Cavalcante dia 19, dá animo ao palmarino que reza por chuvas em União dos Palmares e região. 

Fotos: Redes Sociais 

Leia também 👇👇

União dos Palmares no Futuro (Áreas de lazer e atividades físicas) AQUI