Pages

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Projeto vai fortalecer ensino da história africana nas escolas

A secretária municipal de Educação, Ana Dayse Dorea, participou nessa quinta-feira (27), na Serra da Barriga -União dos Palmares, do lançamento do projeto piloto ” Conhecendo nossa história: da Africa ao Brasil”. O projeto é uma iniciativa da Fundação Cultural Palmares que conta com a parceria do Ministério da Educação, secretaria Estadual, e secretarias municipal de Educação e Cultura de Maceió.

O evento contou com a participação da secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC), Ivana de Siqueira, e do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, além de vários representantes de entidade do movimento da cultura negra no estado.

Em sua fala durante a solenidade de lançamento do projeto, a secretária Ana Dayse, destacou que as escolas da rede têm sido dotadas de livros para trabalhar com essa abordagem, onde o fazer pedagógico conta com textos e obras voltadas para a temática África e a cultura negra. “As escolas são orientadas a adquirir essa cultura. É um trabalho que deve ser feito desde o gestor até o professor. É a formação do professor que vai fazer com que as crianças entendam a verdadeira historia da raça brasileira”, afirma Ana Dayse.

Para Ana Dayse, a história africana deve ser entendida e aprendida na base, onde o conhecimento dessa cultura deve ser mais efetivo . “Queremos que nossos alunos venha à serra, conhecer e aprender aqui”, afirmou a secretária.

Os professores da escola municipal que leva o nome do líder da resistência negra à escravidão, Zumbi dos Palmares, prestigiaram a iniciativa e a receberam de forma positiva. A diretora da escola Zumbi dos Palmares, Quitéria Cavalcante, disse que o ensino da cultura negra na rede será mais efetivo com as visitas in loco à Serra da Barriga. ” Vamos proporcionar aos nossos alunos a aprendizagem mais sólida, saindo do teórico em sala a comprovação do conhecimento no parque quilombola. O conhecimento passado dessa forma irá fortalecer principalmente nossa questão cultural e a conscientização da diversidade”, justifica.

A responsabilidade de implantação e implementação da Lei 10.639 /93, que inclui o ensino da cultura africana e afrobrasileira nas escolas tem sido considerada pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do ministério da Educação, Ivana de Siqueira, uma das principais metas de trabalho do órgão. “A Secadi vem trabalhando para fazer valer a lei de incluir no currículo a historia da cultura Africana e afrobrasileira, mas precisamos avançar. 

O professor precisar conhecer a história do Brasil para poder trabalhar da melhor forma na sala de aula, precisamos diversificar a forma do ensino, precisamos de material que o professor consiga trabalhar na sala de aula como jogos, vídeos. Esse projeto tem essa responsabilidade de levar o conhecimento da historia e cultura negra aos estudantes”, ponderou.

por Secom - Maceió

Poema: Sabores do Engenho Anhumas

"Depois de ouvir meu depoimento de paixão, pelas minhas raízes e pela culinária o meu amigo e Poeta: Vicente Minervino de São Miguel dos Campos – AL, me presenteou com este poema. Fiquei muito emocionada! e agradeço sua atenção!" Izabel Maia Gomes

SABORES DO ENGENHO ANHUMAS

Devo à honra as pessoas generosas
No que pense o esforço concentrado
Ainda mais quando elas aparecem
Preservando as Memórias do Passado

Tem histórias que o tempo não apaga
E que ficam guardadas na lembrança
Um roteiro em forma de viagem
Remetido para o arquivo da Infância


Refazendo os caminhos percorridos
As origens de onde nos viemos
Importante é refazer tudo isso
Preservando o lugar onde nascemos


Dando asas a estes pensamentos
Com audácia e pleno realismo
O lugar que marcou minha Infância
Transformado em um ponto de turismo


Amo muito em poder contribuir
Sem deixar fugir meu empenho
Não deixando ficar no esquecimento
Os antigos sabores de engenhos


Não distante da Serra da Barriga
Ainda existe um cenário de Cultura
Onde os negros na época produziam
Massa puba, cachaça e rapadura.