Pages

sexta-feira, 8 de março de 2013

União dos Palmares é contemplada com CEU das Artes do Ministério da Cultura

 

União dos Palmares, Maceió, São Miguel dos Campos, Arapiraca e Marechal Deodoro foram contemplados pelo Ministério da Cultura com Centros Unificados das Artes. Na última semana, o projeto foi apresentado aos secretários de cultura e técnicos dos municípios beneficiados pela coordenadora de Convênios do Ministério da Cultura, Adriana Cláudio.

O evento aconteceu nas dependências da Secretaria de Estado da Cultura. O  espaço a ser construído em área de 800m2 conterá  cine/teatro, biblioteca/telecentro, espaço memória e oficina.

Para a secretária de cultura de União dos Palmares, Genisete Sarmento, “é muito importante que iniciemos a gestão com a possibilidade de termos um equipamento cultural da importância do CEU das Artes. Nosso município carece de espaços dessa natureza e vem em boa hora. Faremos tudo para que o convênio seja assinado o mais breve possível.”

A secretária afirmou ainda  que está tentando recuperar o convênio assinado em 2010 pela gestão anterior para construção do “Espaço Mais Cultura” no bairro Roberto Correia de Araújo. “O convênio  tem validade até dezembro deste ano. O problema é a defasagem de preço, afinal o orçamento foi feito em 2010, estamos em 2013, é necessário atualizar a planilha, talvez necessite aumentar o valor da contrapartida do município, que por sinal já era alta”, concluiu.

Hoje tem tuitaço #SOSRIOMUNDAU

 
Hoje dia 22 de março, Dia Internacional da Água, acontecerá um tuitaço com a hashtag #SOSRIOMUNDAU. A ideia é sensibilizar a população e autoridades das cidades banhadas pelo Mundaú de que algo deve ser feito para tentar 'socorrer' o rio, que se encontra em situação crítica. Medidas devem ser tomadas, como saneamento básico, recuperação da mata ciliar, oficinas de capacitação ambiental para estudantes e população e, ainda, a coleta seletiva de lixo. Essas medidas seriam um 'curativo' para o rio.

Segundo Thiago Aquino, blogueiro de Santana do Mundaú, "as redes sociais facilitam a localização de pessoas das cidades por onde o rio passa, como Correntes, União dos Palmares, Murici, Branquinha e Rio Largo. Várias pessoas dessas cidades se interessaram pelo movimento e se comprometeram em participar. No Twitter temos vários perfis de alguns órgãos que podemos mencionar para ter algumas respostas, como o da Semarh (Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos) de Alagoas, ANA (Agência Nacional das Águas), IMA (Instituto do Meio Ambiente) e até do Governo do nosso estado".

Thiago Aquino acredita que com a hastag #SOSRioMundau podemos entrar no Trending Topics Alagoas e chamar a atenção dos tuiteiros de Alagoas e da imprensa alagoana.

Os interessados tambem podem participar pelo Facebook, na página do grupo SOS Rio Mundaú, que reune pessoas preocupadas com a atual situação do Mundaú. Click AQUI