Pages

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Secretaria de educação de União dos Palmares lança campanha contra a discriminação


O Núcleo de Identidade Étnico-Racial da Secretaria Municipal de Educação de União dos Palmares em parceria com as escolas lançam a campanha “EU SEI QUEM SOU. E VOCÊ?” que tem como objetivos, denunciar a discriminação racial a que nós mulheres somos submetidas diariamente, desconstruir estereótipos e resgatar valores da cultura negra por meio da valorização da beleza negra de estudantes e professoras de toda a rede de ensino com frases que revelam o preconceito.

Inspirada no movimento que teve início na Universidade de Harvard (EUA) A campanha faz parte do projeto “Beleza Negra Estudantil Palmarina” em homenagem ao dia 25 de julho “Dia da Mulher Negra Latino-America” quando será realizada a exposição fotográfica com estudantes negras palmarinas de diferentes idades como mecanismo de potencializar a autoestima de crianças e jovens que integram a educação básica.

O projeto, bem como a campanha, contribui para fortalecer as ações pedagógicas pautadas numa pedagogia multicultural que é desenvolvida, principalmente, nas instituições de educação infantil da rede municipal. 

Nessas instituições os educadores já realizam o recorte étnico-racial com a inclusão de uma literatura infantil que apresenta personagens negros e negras ampliando o universo literário das crianças e agregando valores as diferentes identidades.

IV Conferência Municipal de Educação abordará o plano nacional de educação

A Comissão Geral Organizadora de Conferência Municipal de Educação, integrada por membros da Secretaria de Educação de União dos Palmares, realizará no próximo dia 18 de junho a IV Conferência Municipal de Educação, com o tema “Plano Municipal de Educação – Definindo metas e estratégias para o decênio (2015 – 2025)”, dando continuidade ao processo iniciado na edição anterior.

O evento reunirá os mais diversos segmentos da educação palmarina, que debateram propostas com intuito de contribuir à construção de políticas de Estado para a educação. Será sediado na Escola Municipal Mário Gomes de Barros, a partir das 8 horas da manhã.

Os temas tratados serão em torno do planejamento do Plano Nacional da Educação (PNE), tendo como metas discutir as questões relacionadas às etapas e modalidades da educação básica, educação especial, educação de jovens e adultos, valorização dos profissionais do magistério e gestão e financiamento da educação.

Fonte: SEMED