Pages

quarta-feira, 6 de junho de 2012

10ª Caminhada em Favor do Meio Ambiente Foi Cancelada Por Falta de Gente

Ontem, 5 de junho se comemora o Dia do Meio Ambiente a data foi criada em 1972 no encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos relacionados ao meio ambiente. Na época vários chefes de Estado de mais de 100 países participaram, e a partir daí nunca mais se deixou de falar em preservação da natureza.

Em União dos Palmares, há 10 anos a Ordem Franciscana Secular em União dos Palmares - Fraternidade Santa Clara, em comunhão com a paróquia de Santa Maria Madalena - há 4 anos na pessoa do Pe. Francisco Carlos de Azevedo vem realizando uma caminhada com a comunidade local e estudantes.

Esse ano a caminhada não ocorreu por falta de gente, fora a organização em nome de alguns religiosos, pessoas ligadas a
Sala Verde e alguns comunicadores como Mário Sérgio, João Paulo, Sérgio Rogério, 33 alunos e dois professores do Colégio Correia Vianna compareceram a mobilização. Os alunos da rede municipal e estadual estavam fazendo as Olimpíadas de Matemática e não puderam comparecer a passeata.


Em União dos Palmares e outras cidades os estudantes são "convidados" a participar de todo tipo de movimento social já que a população adulta tem dificuldades em engajar-se, sabendo ela que é para contribuir com uma sociedade melhor. É natural aqui na cidade ver alunos encher auditórios para que palestrantes não se sintam desprestigiados.

O ano passado eu já tinha falado aqui no blog sobre a falta de interesse da sociedade em participar das ações que são promovidas para o bem todos. O texto fazia uma pergunta, "
Onde Estão os Outros Movimentos Sociais?", já que fora os organizadores e pessoas ligadas a Sala Verde só tinham crianças com fardas de escolas.

Segundo a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Maria Goretti Lopes Galvão, junto com a Sala Verde apóia na infra-estrutura da caminhada, como os contatos com as escolas, já que quem realiza a caminhada são os Franciscanos.

Maria Goretti disse que a população foi convidada através de carros de som que percorreram as ruas palmarinas, além das rádios locais.

A frente da pasta a secretária disse ao blog que já vinha fazendo trabalhos ligados ao meio ambiente, só de Sala Verde já tem quatro anos, recentemente foi ao IMA e IBAMA denunciar a derrubada de árvores na cidade, segundo ela alguns moradores de União estão indo na secretária fazer as reclamações. No próximo mês ela pretende reativar o conselho do meio ambiente.

Como não ocorreu caminhada os presentes foram convidados a participar de uma pregação com o Padre Francisco no lugar da concentração, na pracinha do Beco do Roncador.


Acima quantidade de pessoas na concentração.

É hoje

No episódio desta quinta-feira (7), da série As Brasileiras, Cleo Pires estará em "O Anjo de Alagoas". A atriz será Ana, uma temida matadora que cavalga pelo sertão alagoano, mas que só revela sua aparência feminina ao se livrar de suas roupas pesadas, composta por uma capa de couro com o desenho de uma asa, chapéu e óculos. O Anjo, como é conhecida na cidade, se disfarça durante suas missões e atira sempre fazendo o sinal da cruz. Ao lado da tia Clotilde (Carla Daniel), terá uma difícil tarefa: fazer justiça na região controlada pelo coronel José Honório (José Rubens Chachá).

Com uma arma em punho, Ana só pensa em dar fim às crueldades e abusos do rico fazendeiro. Mas, como um homem poderoso nunca anda sozinho, José Honório vive acompanhado de dois capangas, o afilhado Zé Sereno (Bruno Gagliasso) e Alma Penada (Julio Adrião). A tarefa de Ana não será nada fácil, especialmente após chamar a atenção de um deles. Encantado com a beleza da moça, que para não ser reconhecida trabalha como rendeira durante o dia, Zé Sereno oferece moradia e trabalho na fazenda do padrinho. Sem nem desconfiar, ele tornará o serviço de Ana ainda mais complicado, que ficará dividida entre o que sente por ele e seu objetivo como justiceira. “A Ana tem uma carga dramática muito forte e unir isso ao papel de ação foi perfeito”, conta Cleo.

O episódio "O Anjo de Alagoas" tem direção de Tizuka Yamasaki. As Brasileiras é um programa de Daniel Filho, inspirado na obra audiovisual As Cariocas, realizada com base na obra de Sérgio Porto. Uma coprodução da Rede Globo com a Lereby, a série vai ao ar às quintas-feiras logo após A Grande Família.

Bruno Gagliasso e Cleo Pires no episódio "O Anjo de Alagoas"

Agência Alagoas