Pages

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Rotary Club lança projeto social em União dos Palmares


Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link
Centenas de crianças tiveram uma tarde diferente neste domingo 21, em União dos Palmares, o Rotary Club lançou o projeto Eu sou União, uma ação humanitária que envolve o trabalho social e esportivo que atenderá crianças e adolescentes nos bairros Newton Pereira e Nova Esperança.

O projeto contempla atividades esportivas, recreativas, culturais e sociais além de atenção básica à saúde de crianças a partir de cinco anos e adolescentes de até quinze anos. Os voluntários do Rotary atuaram na projeção da ação e na captação de recursos para financiar a compra do material esportivo. Voluntários da sociedade participam como protagonistas das atividades esportivas, são profissionais de educação física, estudantes, empresários, cidadãos comuns que levarão esporte, cultura, lazer e muita diversão para as comunidades que recebeu as famílias vítimas da enchente de 2010 em toda a região.


As atividades tiveram início neste domingo e será realizada a cada quinze dias alternando os bairros, na área da saúde será observada o estado de saúde bucal, higiene pessoal, alimentação infantil, saúde materna e atendimento básico.

“Muitas mulheres e muitas crianças contraem doenças por falta de conhecimento e por não ter uma orientação adequada, entendendo o papel que o Rotary tem com ações pontuais como esta, estamos convencidos de que devemos participar e ajudar” Comentou Drª Lenalda Bezerra, cirurgiã dentista, diretora geral do ISI.

Futsal, vôlei, handebol, queimado, funcional, brincadeiras, gincanas entre outra atividades foram desenvolvidas durante toda a tarde de hoje com mais de duas mil crianças. O evento ainda teve a participação da Banda Fanfarra do Município de Branquinha.

“O objetivo do Rotary é servir a comunidade, o projeto vem para proporcionar à nossa comunidade o acesso à cidadania, garantia que é responsabilidade de todos, o que ganhamos? É ver o sorriso em cada criança, a esperança em cada olhar e isso para nós já é o maior e melhor pagamento” disse Clezivaldo Mizael, articulador do projeto e presidente eleito do Rotary (2015/2016).

O projeto terá duração de três meses, após isso o material esportivo será doado para as comunidades (as associações) e estas devem dar continuidade às atividades. Comentou o presidente do Rotary Club de União dos Palmares, Edvaldo Vieira.

O evento teve o apoio do Instituto de Saúde Integra (ISI), Posto Serra da Lage/ZA Trator, EP Produções, Polícia Militar de Alagoas, Prefeitura de União dos Palmares, Escola Municipal João Costa de Oliveira, Prefeitura de Branquinha, Panificação Wanessa, Vidraçaria União e Loja Magazine Vitória.

Fonte: Tribuna Hoje

Estudantes da Escola Antonio Gomes interagem com o ambiente


Alunos do 7ª ano B da Escola Municipal Dr Antonio Gomes de Barros, que fica no distrito de Rocha Cavalcante, iniciaram as atividades de educação ambiental da instituição, coordenado pelo professor José Marcelo. No calendário de datas comemorativas o mês de junho é voltado para a Semana do Meio Ambiente e os estudantes fizeram a catalogação de plantas e árvores que estão espalhadas por todo o pátio. 

O projeto de identificação das plantas é o pontapé para outras atividades que serão desenvolvidas por outros professores da escola "Essa semana irei buscar os pneus usados que passaram por uma limpeza e serão pintados para ornamentar a escola" comentou o diretor José Cizino Oliveira

A intenção do projeto é melhorar o paisagismo do ambiente escolar e envolver todos os estudantes da ensino fundamental II da instituição. "Pretendo deixar um espaço colorido com flores diferentes das que temos aqui na escola" diz a professora de português Quitéria Rocha. 

Segundo Cizino Oliveira, a escola recebeu da Sala Verde Quilombo dos Palmares um total de 45 mudas de árvores que serão plantadas por todos os espaços geográficos da escola. "Depois de catalogar as plantas existentes na escola, os alunos agora querem plantar, como ainda têm áreas para plantar, vamos trazer as mudas para serem plantadas com com alunos”, diz o diretor. 

Próximo passo no cronograma é a construção de uma horta escolar onde as verduras e legumes serão usados na alimentação dos alunos, como também podem ser levados pelos próprios estudantes que estejam envolvidos com a horta. Afirmaram os professores Jussan Gonçalves e Berneval Demizio.