Pages

domingo, 8 de junho de 2014

Serra da Barriga é palco de oficinas de teatros de União dos Palmares

 
 
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

O que poderíamos ter feito pela educação com o dinheiro da Copa?



Por Reinaldo Sousa, Havana – Cuba
Em 06 de junho de 2014, dias antes da abertura oficial do Circo.


O Governo Federal divulgou mês passado os gastos totais com a Copa. O valor declarado (que com certeza é bem menor que o real) soma R$ 25.000.000.000,00 (vinte e cinco bilhões de reais). Com esse dinheiro poderíamos ter feito muito por nossas escolas primárias que estão, em muitas cidades, em condições lastimáveis. Isso sem falar no que poderíamos fazer pela segurança, cultura e saúde, mas esse não é o caso, afinal como disse Ronaldo Fenômeno “Com Hospitais Não se Faz Copa”.  

Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, a construção de uma escola com 12 salas, um mínimo de 80mX100m e com capacidade para 432 alunos por turno, custa o equivalente a R$ 3.534.000,00 (três milhões, quinhentos e trinta e quatro mil reais). 

Fazendo uma conta simples chegaríamos aos seguintes números, a partir do uso do dinheiro gasto pelo Governo Federal para a fábrica de “Pão e Circo”, tão antiga na história da humanidade: seria possível a construção, nos padrões do FNDE, cerca de 7.074 escolas. Se considerarmos que cada escola comporta 432 alunos por turno, teríamos a capacidade de acomodar 9.167.904 (nove milhões, cento e sessenta e sete mil, novecentos e quatro) alunos.

Essa é a população total de muitos Estados brasileiros. Agora pense no impacto para a educação. Mas, Viva a Copa! Que vibrem com os gols aqueles que podem pagar por uma educação privada, ou os que têm educação pública de qualidade garantida para seus filhos!  

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos