Pages

terça-feira, 17 de julho de 2018

Aula inaugural (GRÁTIS) de Biodança em União dos Palmares


Benefícios da Biodança

– aumenta a auto-estima e motivação para a vida
– resgata a alegria de viver
– eleva o nível de saúde
– permite a expressão integrada dos sentimentos mais profundos
– reformula os valores culturais tendo a Vida como referência primordial da existência
– integra a identidade originada no encontro humano
– desenvolve os vínculos afetivos: consigo, com o outro e com a natureza
– aumenta a capacidade de se relacionar de uma forma mais terna e poética com as pessoas
– integra e expressa os potenciais individuais de vitalidade, sexualidade, criatividade, afetividade e transcendência
– promove equilíbrio neuro-vegetativo e efeito harmonizador orgânico
– fomenta a expansão da consciência e ampliação da perceção
– desenvolve uma ecologia humana baseada no amor
– promove a comunicação relacional

“A Biodança propõe integrar e desenvolver potenciais 
humanos através da dança, música e situações de encontro em grupo”.
A Biodança– dança da vida – atua a nível preventivo e curativo nas mais diversas áreas como educação (criança, adolescentes e adultos ), reabilitação, clínica (psiquiátrica e psicossomática), família, empresas, instituições, comunidades, etc.
Os exercícios de Biodança estão organizados a partir de um Modelo Teórico baseado nas Ciências da Vida: Biologia, Antropologia, Psicologia e Sociologia. A prática da Biodança possibilita a expressão genética das imensas capacidades afetivas e intelectuais através da coerência e unidade entre as diferentes funções orgânicas e psíquicas, ou seja, a nível motor, emocional e orgânico.
Este processo de mudança envolve o corpo em seus diversos níveis: neurológico, endócrino, imunológico e emocional, considerando cada ser humano como uma expressão singular e genuína de Vida. O paradigma filosófico fundamental da Biodança é o Princípio Biocêntrico, que se inspira nas leis universais que conservam os sistemas vivos e torna possível a sua evolução.
A Biodança acontece em grupo, sendo este essencial no processo de mudança porque estabelece novas formas de comunicação e vínculo afetivo. É uma matriz de renascimento na qual cada participante encontra continente afetivo e permissão para o contato e expressão de sua Identidade.
A emoção e a Vivência constituem o princípio regulador das funções neurovegetativas, ativando-as ou moderando sua atividade. A integração dos sistemas é sinônimo de cura e saúde.
Música é o instrumento de mediação entre a emoção e o movimento corporal. A música é uma linguagem universal acessível às crianças e adultos de qualquer época e região. Utilizando a música “orgânica”, sua influência vai diretamente à emoção sem passar pelos filtros analíticos do pensamento.
A música estimula a dança expressiva, a comunicação afetiva e a vivência de si mesmo.

 A Biodança tem a sua inspiração nas origens mais primitivas da dança. O primeiro conhecimento do mundo, anterior à palavra, é o conhecimento pelo movimento.
A dança consiste em gestos, expressões e movimentos plenos de sentido vital. É movimento de vida, é ritmo biológico, ritmo do coração, da respiração, impulso de vinculação à espécie, é movimento de intimidade.
Biodança é fundamental!