Pages

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Cidade de Piranhas é rica em cultura e belezas


Estive pela segunda vez na cidade de Piranhas, no sertão alagoano, com uma população de mais de 20 mil habitantes distribuídos entre casinhas coloridas e seus casarões históricos; a cidade é banhada pelo Rio São Francisco e entrou para a história brasileira por ter sido o local onde as cabeças de Lampião e de seu bando ficaram expostas após a decapitação durante uma emboscada na Grota do Angico.  

Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, o município é roteiro obrigatório para quem aprecia belos casarios. Lá estão reunidos vários monumentos arquitetônicos que foram conservados ao logo dos anos. Em Piranhas respiramos história nas ruas, nas residências e nos mirantes.

Para quem gosta de modernidade e tecnologia, os visitantes não podem deixar de conhecer a Usina Hidrelétrica de Xingó, que está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, e instalada no Rio São Francisco, rio 100% nacional e o principal da Região Nordeste.

Falando no Velho Chico como é carinhosamente conhecido pelos moradores e ribeirinhos, não deixe de banha-se em suas águas verdes escuras e geladas. A beleza natural do município é própria para o ecoturismo.

Em Piranhas Nova que foi construída para abrigar os funcionários da Usina Hidrelétrica de Xingó, temos mais opções de lazer e gastronomia.