Pages

terça-feira, 24 de maio de 2011

Alagoas Vai Usar Celular Com Software Que Permite Medir Chuva

Sistema será integrado com sala de monitoramento hidrológico em Maceió. Representante da Agência Nacional de Águas entrega aparelhos nesta terça.

Software instalado em celular vai permitir medição de chuva (Foto: Divulgação/Semarh)
Software instalado em celular vai permitir medição
de chuva (Foto: Divulgação/Semarh)

Os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vão começar a usar, a partir desta terça-feira (24), celulares com um software que permite controlar e medir a intensidade das chuvas que atingirem o estado. O sistema será interligado com Sala de Monitoramento Hidrológico e com os equipamentos (Plataformas de Coleta de Dados), que estão instalados ao longo de dois rios que cruzam os estados de Pernambuco e Alagoas. As informações serão repassadas em termpo real para a Sala de Situação da Agência Nacional de Águas, em Brasília.

A Sala de Monitoramento Hidrológico foi inaugurada em abril deste ano. As plataformas de coleta de dados emitem relatórios sobre nível e a quantidade de chuva que atingir os rios Mundaú e Paraíba.

Os telefones celulares estarão disponíveis para técnicos das coordenadorias municipais de Defesa Civil, que poderão receber ligações a cobrar, de moradores das regiões atingidas pela chuva, para envio de informações sobre possíveis danos provocados pelas enchentes ou cheias dos

Sala de monitoramento Hidrológico
Segundo José Gino, diretor de gestão ambiental da Semarh, as duas principais variáveis que os sensores vão coletar vai permitir que se calcule a velocidade da água dos rios e evitar, principalmente, que haja perdas de vidas. "Os prejuízos materiais poderam ser minimizadoas, mas com certeza poderemos evitar as mortes em decorrência das enchentes, como as que ocorreram no ano passado."

Ainda de acordo com Gino, o modelo é pioneiro e a sala de monitoramento, instalada em Maceió, é a primeira interligada com a Sala de Situação da ANA. "Vamos conseguir prevenir desastres naturais com o mapeamento de áreas de risco e definição dos limites de enchentes dos rios."

O diretor explicou que as estações foram instaladas nas cidades de Correntes (PE), Palmeirinha (PE), Canhotinho (PE), São José da Laje (AL) e União dos Palmares (AL), que ficam no curso do Rio Mundaú. Apenas o equipamento em Rio Largo (AL) está sendo implementado.

No curso do Rio Mundaú, as estações foram colocadas em Brejão (PE), Quebrangulo (AL), Viçosa (AL) e em Atalaia (AL).

"Na sala de monitoramento vão ficar um engenheiro hidrólogo, um meteorologista, um analista de sistemas e um meteorologista do Corpo de Bombeiros, que atua integrado com a Defesa Civil de Alagoas", disse Gino.

Chuva 3D
A Secretaria de Recursos Hidricos e Energéticos de Pernambuco começou a operar, em maio deste ano, a Sala de Situação, que abriga o Sistema de Previsão e Alerta Hidrometeorológico do Estado, no Recife. A tecnologia usada vai possibilitar aos engenheiros a geração de simulações em 3D sobre os efeitos da chuva com até 72 horas de antecedência.

Segundo Patrice Rolando da SIlva Oliveira, gerente de meteorologia da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), o conjunto de ferramentas vai acelerar a resposta das autoridades de acordo com as mudanças e eventos climáticos que venham a ocorrer. "O monitoramento será feito em tempo real e vai permitir a redução de possíveis riscos. As informações geradas serão repassadas para a Rede Nacional de Alerta, da ANA".

A Plataformas de Coletas de Dados foram instaladas nas cidades de Correntes (PE), Palmeirinha (PE), Canhotinho (PE), São José da Laje (AL) e União dos Palmares (AL), que ficam no curso do Rio Mundaú. Apenas o equipamento em Rio Largo (AL) está sendo implementado. As estações também foram colocadas em Brejão (PE), Quebrangulo (AL), Viçosa (AL) e em Atalaia (AL).



Glauco Araújo
Do G1

Madalena Amaral

Click nas fotos para ver em tamanho maior

Parabéns Bruno Monteiro

Nivaldo Marinho, Antony Frazão, o aniversariante do dia, Bruno Monteiro e Wenndell Amaral
Os netos de Sr. Lucílio Pereira, Proprietário do Restaurante A Porteira