Pages

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Resenha do Livro O Que Você Sabe Sobre a África?

Sinopse: O livro presta um serviço esclarecedor mostrando uma linha do tempo desde o surgimento do primeiro ser humano no mundo à exploração que a nação africana sofreu durantes séculos por outros continentes e povos. Os leitores irão fazer uma viagem ao continente africano e descobrir uma sociedade rica em técnicas e culturas que influenciou o mundo.

A Editora Fronteira e a Fundação Cultural Palmares ao publicar o livro O Que Você Sabe Sobre a África? mostram aos leitores o PIONEIRISMO dos africanos em diversos serviços, tais como: Técnicas no extrativismo, agropecuária, construções de residências, pirâmides, universidades, escritas, poderosos reinos etc. Ao longo dos capítulos, o leitor vai saboreando as histórias de surgimentos de reis e rainhas que comandavam impérios poderosos, por exemplo, Cartago, a cidade mais rica do mundo.

O eurocentrismo sempre pregou a superioridade da ração branca e se empenhou em propagar que os negros eram inferiores. As instituições de ensino e governos deram sua contribuição em apresentar obras didáticas em que a Europa era “civilizada” e que outras nações aprenderam a ser com eles.

A África sempre foi apresentada aos estudantes como exportadora de escravizados, comunidades pobres e doentes terminais, algo que faz parte do imaginário coletivo do brasileiro. Até hoje pessoas afrodescendentes são recolocadas em subempregos, moradias precárias e expostas à violência devido a essa herança colonial.

É na África que o profeta Maomé funda a religião Islamismo e que anos depois de dividem em Xiitas e Sunitas. A crença se espalhou por muitos países africanos e para outras pátrias mundo afora.

O capítulo III fala diretamente da venda “LEGAL” de milhões de negros nos mercados dos países ditos civilizados, os capitalistas europeus viam nesse comércio lucrativo e vantajoso as chances de aumentarem cada vez mais de suas fortunas. A Inglaterra só deixou de comercializar escravizados quando iniciou a Revolução Industrial e não mais precisava do tráfico de negros para continuar a ser uma potência da época.

Entre guerras e extorsões que o povo afro vivenciou, eles tiveram forças para recuperar sua independência através de líderes como Mandela, Associações, o Congresso Nacional Africano e sociedade que se uniram e não aceitaram o Apartheid e que atualmente briga por direitos civis e não aceita mais o racismo.
   

José Marcelo Pereira da Silva
Professor