Pages

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Promepaz promove "Natal de Paz e Esperança por um Mundo Melhor" no Newton Pereira



O Bairro Newton Pereira, periferia de União dos Palmares, recebeu ontem a caravana do Promepaz que é um departamento da Secretaria Municipal de Educação. A coordenadora do programa, Ana Maria Cardoso, feliz e emocionada já que ontem dia, 23, fez oito meses que seu irmão foi assassinado na cidade de Santana do Mundaú, interior de Alagoas.

Acompanhada pelo Secretário de Educação, Ricardo Praxedes e pela Secretária de Assistência Social, Rita Baía, Ana Cardoso fez a abertura do evento e convidou os moradores da localidade para participar da festa que tem seu foco em promover a paz nas comunidades e escolas do município de União.

A quadra da comunidade ficou lotada de moradores ansiosos para receber os milhares de presentes que foram doados por palmarinos de várias localidades. O presidente da associação do Bairro Newton Pereira, o Sr. Edson Silva ficou responsável para convocar e entregar as senhas que foram sorteadas no encontro. 

Nos intervalos dos prêmios, alguns membros das Igrejas Adventista e Assembleia de Deus pregaram para os moradores presentes no local. A vencedora do Show de Calouros Thâmilly Ângelo cantou para o público.

O último evento da caravana da paz tinha sido feito no Sítio Pindoba, zona rural de União, segundo Ana Cardoso "A finalidade da Promepaz é promover a união e interação das famílias, é trabalhar a paz, e como estamos no período do natal nada melhor que promover essas palestras, cantos e toda essa alegria para essa comunidade". A professora completou "Temos que cultivar a cultura da paz, olha que recepção maravilhosa tivemos aqui no Newton Pereira, as pessoas querem paz, amor, abraço e condição melhores de vida". 

Ana Cardoso ainda esclareceu que o Promepaz em 2014 irá fazer um encontro a cada mês num bairro diferente da cidade como também a visita da caravana nos sítios do município de União dos Palmares. "Iremos trabalhar com as escolas, famílias e comunidades, levando palestras, brinquedos, orações, contos e principalmente resgatar a cultura da paz"


Mais fotos AQUI

Produção agroecológica vira instrumento de aprendizado em União dos Palmares


O Programa de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais), coordenado pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater/AL), foi além das orientações sobre tratos culturais agroecológicos e a preocupação com o meio ambiente. Uma unidade implantada em parceria com o município de União dos Palmares vem modificando a rotina de cerca de 350 alunos da Escola Edvar de Souza. A unidade agrícola é utilizada ainda como medida socioeducativa para jovens infratores.

O Pais tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das famílias que vivem da agricultura e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas. No projeto educacional tudo que é produzido é inserido na merenda escolar e o excedente é compartilhado com as famílias da comunidade. Em Alagoas somente a Emater/AL tem 163 unidades implantadas e em plena produção, quase cem delas foram custeadas pelo Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep).

De acordo com a gestora do projeto da Emater/AL, Cidamilene Maria dos Santos, a implantação da unidade na escola só foi possível por conta do apoio do município. “As unidades Pais do convênio com Fecoep foram entregues em parceria com a Secretaria de Estado da Paz, para atender as comunidades terapêuticas com o intuito de promover a ressocialização. Em União, conseguimos implantar duas unidades Pais em escolas, porque o município acordou em ceder um técnico agrícola para acompanhar e orientar os alunos”, afirmou a técnica da Emater/AL.

As unidades agroecológicas foram integradas ao Programa Municipal de Promoção a Paz nas Escolas e nas Famílias (Promepaz), comandado pela Secretaria Municipal de Educação de União. Com isso, além de promover aprendizado a crianças e jovens, entre 07 e 16 anos, jovens em conflitos com a lei comprem medidas socioeducativas, liberdade assistida e prestação de serviço com a comunidade, cuidando da produção de hortaliças, legumes e animais. O projeto conta também com a parceria com a Vara da Infância e da Juventude.

“A atividade na escola deixou todos surpresos. A mudança de comportamento das crianças e o envolvimento das famílias, com a qualidade de vida, uma alimentação saudável, foi o resultado imediato. Já com os jovens que cumprem medidas socioeducativas, o maior propósito é fazer com que eles se recuperem com o apoio da família. Acompanhamos o desenvolvimento das atividades e o comportamento deles tanto no cumprimento das tarefas determinadas pelo juiz, quanto no seio da família. É um trabalho minucioso, mas que só tem nos dado bons frutos”, declarou Ana Cardoso, coordenadora do Promepaz.

por Agência Alagoas



Leia também

Promepaz implanta horta na Escola Municipal Edvar de Souza Santos. AQUI

Feliz Natal!!!

Meus amigos/as um grande FELIZ NATAL. Que Deus nos proteja de todas maldades desse mundão. Paz e tranquilidade para todos nós. 

E que venha 2014... Com muitas vitórias, saúde e felicidades. 

Um forte abraço do amigo José Marcelo Pereira da Silva.