Pages

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Em União dos Palmares Beto Baía, quinze vereadores e secretários são empossados

O novo prefeito de União dos Palmares, o médico Beto Baía, (PSD), tomou posse na noite desta segunda-feira, 1º , juntamente com seu vice, Eduardo Pedrosa, (PMN), 15 vereadores e 14 secretários municipais.
A cerimônia, que ostentou pompa e muita emoção, teve dois momentos; uma missa foi celebrada na matriz de Santa Maria Madalena, pelo padre Francisco Azevedo e contou com a presença de centenas de fiéis, parentes dos empossados e políticos.

Logo após a cerimônia religiosa, os presentes se encaminharam à Prefeitura Municipal, lotando o auditório do Poder Executivo, onde foi empossado o prefeito, seu vice, vereadores e secretários.
Em seu discurso, o novo prefeito, dedicou a todos que direta ou indiretamente, contribuíram para sua vitória, “preciso cuidar de todos, principalmente os menos favorecidos, é necessário identificar o que é urgente e tomar providências”, disse Beto.

Bastante emocionado, o vice prefeito, Eduardo Pedrosa, agradeceu a Deus e ao povo pela vitória e também ao seu irmão, o ex-prefeito José Pedrosa (In-memoriam). Já o deputado federal João Lira (PSD) falou da relação antiga com a família Baía e a prestação de serviço ao município de União, principalmente pela Usina Laginha.

O ex-deputado federal João Caldas (PEN), destacou a relação do novo prefeito com a bancada federal, o que pode trazer benefícios para o município. Breve a assumir de volta a vaga na Câmara dos Deputados, João Caldas, afirmou a vinda da Universidade Federal da Zona da Mata, como também outras obras para União.

O deputado estadual, João Henrique Caldas (PTN) parabenizou a população de União pela vitória do Beto Baía, quebrando dessa forma um ciclo marcado pelo coronelismo. O jovem deputado, disse que está junto com a nova administração para contribuir com esse município.

Veja a relação dos novos secretários municipais:

Administração: Edemir Morais
Assistência Social: Barnabel Bezerra
Agricultura: Gustavo Pedrosa
Cultura: Genisete Lucena
Comunicação: Hermes Marques
Esporte: Kleber Marques
Educação: Ricardo Praxedes
Finanças: Roberto Carnaúba
Juventude: Sergio Rogério
SEINFRA: José Mendes
Meio ambiente: Macário
SAAE: Marcos Pedrosa
Saúde: Carla Teresa
SMTT: Edvan Correia (Bobo)

Procissão Luminosa da Bandeira

Procissão luminosa da bandeira saindo da Casa Paroquial, ás 20h

É hoje

Festa acontecerá nos dias 05 e 06 de janeiro, em Santana do Mundaú/AL

Procissão Luminosa da Bandeira

Procissão da imagem de Santa Maria Madalena emociona fiés


A cada ano a emoção é maior entre os fiés de Santa Maria Madalena, multidões de católicos se reunem nas procissões dos meses de janeiro e fevereiro, quando acontece os festejos da padroeira de União dos Palmares. Devotos de todo país se programam para vir à cidade para acompanhar as missas e os eventos sociais que acontecem na cidade, muitos são palmarinos ausentes que vêm encontrar familiares e amigos.

Esse ano a coordenação dos festejos ficou a cargo do Padre Marcone Nunes, que chamou alguns paroquianos comprometidos com a igreja para participar das várias categorias que se compõe os eventos religiosos e culturais. Infelizmente, durante toda a organização para realizar a festa e no decorrer desta, ocorreram vários boatos envolvendo o Padre Marcone Nunes que foi alvo de comentários mentirosos. Muitas dessas mentiras diziam que o pároco queria mudar os rumos da festa que esse ano completou 178 anos. A rede de boatos expalhava que o padre queria diminuir o número de dias da festa, que as atrações artísticas seriam só religiosas, que a procissão do mastro sairia da Serra da Laje e tantos outros. 

A cada missa o padre desmentia os tais boatos mostrando aos fiés onde estava a verdade e deixando a população a par dos acontecimentos da festa. Ninguém sabe se essas mentiras foram o motivo da sua já anunciada saída como pároco de União dos Palmares.

Parém, sensato, feliz e de cabeça erguida com a sua contribuição na fé dos palmarinos, Padre Marcone esteve acompanhando a procissão da imagem de Santa Maria Madalena e mais 18 santos pelas ruas de União. Numa demonstração da fé popular, devotos "pagam" suas promessas vestidos à caráter, com tijolos na cabeça, descalços renovando a cada ano sua fé na intercessão de Santa Maria Madalena. 

Acompanhando ou esperando a procissão passar, os fiés rezavam, faziam pedidos, tentanvam e se expremiam para carregar, tocar na charola da padroeira ou simplestmente pegar um flor. Tudo faz parte do devoconário popular para demostrar o amor à Santa Maria Madalena.

Mais fotos AQUI
   
Fotos Eliana Neves