Pages

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Próximo encontro do GAO será dia 23 de janeiro


Por se tratar de um caso de saúde pública, a obesidade, carece cada vez mais de interesse das autoridades públicas em promover condições necessárias para as pessoas que sofrem desse mal poderem ter uma qualidade de vida melhor com tratamentos específicos. No mundo inteiro surgiram grupos de apoio às pessoas que sofrem com algum tipo de transtorno alimentar.  No Brasil não seria diferente, embora esses grupos só se restringissem as capitais, hoje, esse tipo de serviço tem migrado para os interiores como é o caso de União dos Palmares.

O Grupo de Apoio à Obesidade (GAO) foi fundado pela funcionária do Hospital São Vicente De Paulo, Díria Mônica e abraçada por outros profissionais da área de saúde do hospital. O Grupo fará dois anos em abril. A cada 15 dias, um grupo de pessoas se encontra para conversar e apoiar os demais companheiros na luta por uma vida mais saudável.

Segundo Díria Mônica, “as pessoas precisam de ajuda, por isso esse apoio é fundamental e todos se sentem melhores no mesmo ambiente onde os demais passam pelo mesmo problema”. E acrescenta: “No primeiro ano as conquistas do grupo foram enormes, muitos que passaram por lá conseguiram emagrecer e colocar no seu cotidiano as informações que iam recebendo dos médicos e colaboradores do programa.” 

Entretanto, após o primeiro aniversário do Grupo, a idealizadora se afastou (não informou o motivo), e as reuniões ficaram prejudicadas e mesmo com o apoio da equipe multidisciplinar os encontros não estavam acontecendo na mesma freqüência e a falta de informações fez com que muitos se afastassem. Hoje os participantes partilham mais idéias e conquistas.

No último encontro no dia 9 foi definido um calendário e a participação dos demais companheiros será fundamental para a continuidade do projeto. Entre alguns dos compromissos está em seguir com as atividades estabelecidas e também convidar amigos ou familiares para se juntar ao grupo.


Marcos Aurélio (de camisa), será o palestrante do dia 23.
 Para esse ano a meta do GAO é entrar no Plano Operativo do Hospital. Ou seja, o programa deixa de ser um trabalho filantrópico para ser uma meta do hospital como outros serviços educativos do hospital. Outro objetivo é uma parceria com a Secretaria de Saúde de União aproveitando atividades que já tenham no município. 

O próximo encontro do Grupo de Apoio à Obesidade (GAO) será dia 23 de janeiro às 15h, na capela do Hospital São Vicente de Paulo. O professor de Educação Física do Olímpia Augusta dos Santos, Marcos Aurélio Nunes, será o palestrante. Ele irá passar alguns exercícios para os participantes.

Você também é nosso convidado. Venha participar das nossas reuniões mesmo que não tenha problemas com o peso. Os participantes têm informações para ter uma vida mais saudável no dia-a-dia.