Pages

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Jornalista Palmarino Ganha Prêmio de Jornalismo Ambiental

O Jornalista palmarino, Gilson Monteiro, repórter do O JORNAL foi o vencedor do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, na categoria texto impresso. O prêmio foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-AL) e Braskem, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal).

A reportagem vencedora “O LIXO NOSSO DE CADA DIA”, é assinada a quatro mãos por Gilson e Deraldo Francisco. A matéria traz a média de lixo produzido por pessoa, em Maceió. Para isso, os dois repórteres realizaram um experimento onde quatro voluntários se dispuseram a guardar todo o lixo sólido produzido durante 24 horas.

Gilson, que é natural de União dos Palmares, atualmente é repórter de política de O JORNAL, tendo passado também pelo Jornal Tribuna Independente. O jornalista também é um dos colaboradores de O RELÂMPAGO.

CONHEÇA OS OUTROS GANHADORES

· CATEGORIA TEXTO

1º – Gilson Monteiro e Deraldo Francisco – O Jornal

2º – Láyra Santa Rosa – O Jornal

3º – Carolina Sanches – O Jornal

· CATEGORIA REPORTAGEM TV

1º – Marco/Vera Valério – TV Educativa

2º – Kelly Cordeiro – TV Pajuçara

3º – Kelly Cordeiro – TV Pajuçara

· CATEGORIA WEBJORNALISMO

1º – Ana Cláudia Almeida – Site Cada Minuto

2º – Monica Cavalcante – Site Tudo na Hora

3º – Luciana Martins – Site 1ª Edição

Site O Relâmpago

Vamos Cuidar de Nossos Animais



É comum a gente ver animais abandonados nas ruas procurando nos sacos de lixo algum alimento. Ou mesmo andando nas estradas causando acidentes onde são as maiores vítimas. Muitos pais presenteiam seus filhos com filhotes de animais.

Enquanto o animal é pequeno e todos acham bonitos não há problemas. Só que os pais antes de comprarem os bichos esquecem que eles um dia vão crescer e nunca conversam com as crianças sobre a responsabilidade que é ter um animal em casa.

Por exemplo, perguntar aos filhos qual vai se responsabilizar pelo banho, alimento, passeio, cuidados médicos e principalmente, mostrar que os bichinhos crescem e tem também seus necessidades e seus desejos.

Se essa conversa fosse levada em muitos lares não veríamos tantos animais perambulado pelas cidade. O vídeo acima não fala desse assunto, mas mostra algo tão repugnante como o que acabei de escrever: os maltratos com animais.

Aqui na cidade de União dos Palmares é muito comum ver os carroceiros com seus "poderosos" chicotes agredindo os cavalos, ou mesmo colocando peso em excesso para o animal conduzir. Como a cidade tem feira quase todos os dias, os serviços dos carroceiros é fundamental, já que eles fazem o transporte das mercadorias.

É justamente aí que muitos que prestam esses serviços não tem consciência do quanto é duro ver os animais se esforçando para carregar uma carga maior do que eles podem e, ainda assim, serem maltratados. Muitos até se esquecem que são, justamente, os animais que os ajudam a terem uma renda para garantir o sustento da sua família.

Não maltrate os animais. Se você vê algum caso de abuso contra os bichos, denuncie.