Pages

sexta-feira, 13 de abril de 2012

"Em 12 Anos de Profissão, Esse é o Meu Melhor Momento" Melque Marques


Natural de União dos Palmares Melque Zedequi Marques Costa passou sua infância na Rua Demócrito Gracindo (rua da Ponte) junto com 11 irmãos. Entre brincadeiras e banhos no Rio Mundaú, o menino sempre teve o sonho de ser comunicador. Seu primeiro contato com um microfone foi aos 17 anos na antiga rádio comunitária do Bairro Roberto Correia de Araújo.

Melque Marques revelou que era tímido e não tinha certeza do seu talento. Na época o seu irmão Hermes Marques já tinha um programa na antiga Rádio Quilombo AM, mas ele preferiu começar na carreira escondido da família. O convite para rádio veio do amigo Albino, com quem passou a dividir um programa na Rádio Popular.

No começo a Rádio Popular funcionava apenas nos Terrenos com altos-falantes espalhados pelo bairro e posteriormente com um transmissor clandestino. Faziam parte da equipe nomes que hoje são bem conhecidos em toda a cidade: Célio Martins, Alexandre Tenório, Edilson Barbosa entre outros.

Em 99 o radialista estagiou no programa de Hermes Marques, mas por não saber qual o seu tipo de voz e a insegurança demonstrada em alguns momentos foi dispensado por Kleber Marques, então diretor da Rádio Ag na época. Melque voltou para o rádio comunitário, dessa vez na Rádio Comunitária Laje FM, em São José da Laje. Como o programa era a noite ele dormia no estúdio.

Em 2001 voltou a fazer um teste na Rádio AG FM para substituir Luciano Medeiros. 15 candidatos estavam na rádio para fazer o teste. Melque lembra que viu o locutor Jota Maria fazendo o seu programa e disse pra si mesmo que a vaga seria dele. No final, o diretor Márcio Mitonori aprovou ele e Edilson Barbosa. Na AG FM passou 4 anos e meio.

Melque disse que o irmão Hermes Marques sempre o incentivou e deu vários toques no começo da profissão. Antes de fazer o programa "Um Show de Notícias", da Rádio Farol, Melque pensou em desistir, pois não tinha motivação para fazer "sempre programas musicais". Hoje ele diz que esse é seu melhor momento na profissão, seja em produção, reconhecimento ou financeiramente.

Há 7 anos na Rádio Farol FM, um ano como repórter, ele diz que está tendo o reconhecimento do público agora, já que está em contato diariamente com a população. Melque diz que a amizade dos ouvintes faz com que muitos se tornem "fontes" das notícias do Programa Um Show de Notícias.

Na profissão Melque diz que tem alguns ídolos como Tony Melo, hoje assessor de Cícero Almeida. Em União é fã do irmão Hermes e de Kleber Marques. Na sua opinião o radialista palmarino Douglas Lopes é inspiração para muitos que fazem rádio em União, por sua garra e determinação ele hoje é reconhecido em alguns Estados do país.

Aos 32 anos, casado e pai de dois filhos, o radialista É muito emotivo, principalmente quando falou da mãe falecida em 2010 e do pai que faleceu em 2002 de leucemia.
Melque conta que o pai era um ídolo, pois sustentava a família com o salário de selador em Maceió, onde passava a semana e vinha nos finais de semana para União.

Mas Melque Marques no BLOG