Pages

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Escolas levam as cores da cultura alagoana para às ruas de União dos Palmares

A Semana de Emancipação de Política de União dos Palmares teve fim neste domingo, 13, com o desfile cívico que percorreu as ruas da cidade, a partir das 16 horas. O tema  para comemorar os 182 anos do município foi "A Cultura Popular Alagoana Homenageando o Berço da Liberdade".

O trabalhão que os diretores, coordenadores, professores, estudantes e funcionários das 27 escolas do município tiveram com a preparação do desfile foi compensado com a emoção e o aplauso das pessoas que estavam presentes durante todo o trajeto do desfile. Cada escola tinha nas mangas um segredo para conquistar a plateia.

Da concentração na Praça Padre Cícero até o final da Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, onde ficou a palco com as autoridades, as escolas arrancaram do públicos aplausos e gritos, todos queriam um lugar mais perto do desfile. Com máquinas fotográficas em punho curiosos, amigos, familiares e funcionários das escolas não perdiam um passo dos estudantes.

"Tá colorido, tá lindo" gritava dona Carmem Loureiro, moradora do Bairro Cohab Nova, com a passagem das escolas. Muitos que prestigiaram ontem o desfile tinha a mesma opinião. Seja nas cores, nas danças coreografadas, nas vestimentas ou nas cantigas. "Foi o desfile mais bonito dos últimos anos", diziam alguns.

Para abrilhantar mais o evento a SEMED convidou escolas do Estado e fanfarras de outras cidades de Alagoas e de Pernambuco para comemorar com os palmarinos o aniversário de União dos palmares. A Guarda Municipal e os novos ônibus escolares também participaram do desfile.

O prefeito Beto Baía  (PSD) e o vice Eduardo Pedrosa (PMN) assistiram a todo desfile ao lado dos secretários municipais e de autoridades como os deputados estaduais João Herinque Caldas (PTN) e Dudu Holanda (PSD), O deputada federal Paulão (PT) eo ex-deputado federal Francisco Tenório (PMN-AL), vereadores, a coordenadora da 7ª CRE Rosário Sarmento e Fabiana Alexandre, presidente do Sinteal.

Muitas homenagens foram feitas no desfile. Algumas delas in memorian a mestres da cultura alagoana e professores. Entre elas, uma em especial chamou a atenção do público: o maestro Lamparina foi homenageado pelo sua contribuição ao desenvolvimento da música em União dos Palmares ao longo de mais de 40 anos de trabalho. O maestro estava visivelmente emocionado ao ver sua Banda do Mário Gomes de Barros e ex-alunos, agora maestros, conduzirem outras bandas.

É valorizando pessoas que contribuíram para nossa educação e cultura que tornaremos os cidadãos mais consciente da importância do legado deixado por Zumbi dos Palmares e todos que engrandeceram União dos Palmares.

Parabéns, União dos Palmares pelos seus 182 anos!

  
Todas as fotos AQUI