Pages

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Carta de Repúdio

Nós, abaixo assinados, vimos por meio desta manifestar o nosso veemente repúdio à atitude do vereador Paulo César Felix de Oliveira, que apresentou nesta segunda-feira, 14 de outubro de 2013, um Requerimento solicitando que guardas municipais proíbam as travestis de usar os banheiros públicos femininos em União dos Palmares.


Entendemos que tal atitude possui caráter preconceituoso, uma vez que o Projeto do Parlamentar é uma incitação à homofobia e uma afronta à ciência, à dignidade humana, aos direitos humanos, à laicidade do Estado e está posto em detrimento da democracia igualitária.


Considerando os grandes avanços conquistados pela comunidade LGBT ao longo de décadas de luta tais como:


• Portaria nº 016/2008 – GS em que o Conselho Estadual de Educação determinou que as travestis têm o direito de usarem o nome social nas cadernetas das instituições de ensino do Estado;
• Acórdão STF ADI 4277 que reconhece como direito aos homossexuais a União Estável;

• Portaria 1707 de 18 de agosto de 2008 – Processo transexualizador no SUS;

• Resolução CFM nº 1955/2010 reconhece o tratamento de transgenitalismo de adequação do fenótipo feminino para o masculino; entre outros.


Percebemos que a postura do vereador supracitado vem de encontro a estes avanços e que o parlamentar, ao elaborar tal requerimento, tenta desconstrui-los através de linhas mal escritas de puro preconceito, incitando a homofobia, a discriminação e a violência.


Sendo assim, assinamos esta carta por NÃO admitir, tampouco aceitar, uma postura dessas em nossa cidade, sobretudo daquele que deveria estar preocupado com o bem-estar social, com a democracia, com os direitos humanos, com a legislação para todos, com a fiscalização dos recursos públicos, ser exemplo de cidadão que não está apenas preocupado com o voto dos homossexuais a cada quatro anos, mas quer que eles sejam respeitados durante os quatro anos que intercalam as eleições municipais.

Fonte: AQUI

Vereador de União quer vetar entrada de travestis em banheiros femininos

 
Segundo o parlamentar, é constrangedor ver travestis usando o banheiro feminino. Segundo o Paulo César, durante a festa de emancipação política, realizada no município no último domingo 13, alguns travestis fizeram uso de banheiros femininos em União.

Em União dos Palmares, o vereador Paulo César (PMN) defendeu na sessão da Câmara Municipal, realizada na noite desta segunda-feira, 14, um requerimento de sua autoria que proíbe a entrada de travestis em banheiros públicos femininos do município.

Segundo o parlamentar, é constrangedor ver travestis usando o banheiro feminino. Segundo o Paulo César, durante a festa de emancipação política, realizada no município no último domingo 13, alguns travestis fizeram uso de banheiros femininos em União.

 “Se minha mulher tivesse no banheiro não teria deixado”, disse o vereador. O requerimento do parlamentar do PMN foi aprovado por unanimidade na Casa de Hermano Plech.

Já que o mundo mudou e existe atualmente a diversidade de gênero, os vereadores poderiam ter também apresentado um projeto propondo um terceiro banheiro, para travestis e transexuais, porque, por mais que o mundo tenha avançado, há que se observar que não é todo mundo que se sente bem com a situação.

Em vários estados do país já existem projetos prevendo a construção de banheiros para pessoas que se identificam como LGBT. Em Florianópolis, um projeto de lei para a criação de banheiros "unissex" também está gerando polêmica.

O projeto é do  vereador Deglaber Goulart (PMDB); o documento especifica, no artigo 1º, que "ficam os shoppings centers, supermercados, restaurantes, cinemas e locais de diversões, obrigados a instalar banheiros masculino, feminino e unissex".

A iniciativa do vereador de Florianópolis também gerou muito falatório e o parlamentar foi acusado de preconceituoso. Segundo matéria veiculada no G1, no projeto não está especificado quem usaria o banheiro "unissex", apenas que a utilização seria proibida por criança, a não ser que estivessem acompanhadas de um responsável.

O projeto também obriga que esses locais estejam de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e que nenhuma outra construção ou reforma em estabelecimentos será licenciada pelo município caso não haja a instalação do banheiro.

Na justificativa do projeto, o vereador Deglaber Goulart  afirmou que "impor o seu direito aos demais é ditadura, o que não pode ser tolerado. É o caso de homens que já utilizam o banheiro feminino sob o argumento de que se identificam com o outro sexo, ou seja, se sentem mulheres".

O vereador de Florianópolis teria afirmado ainda que o banheiro seria usado por simpatizantes do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). "Não há discriminação. Se tem no Rio de Janeiro, em Curitiba, em outras cidades, por que só em Florianópolis que existe discriminação?", questionou o vereador.

Pelo visto, não é só em União dos Palmares, Alagoas, Terra de Zumbi e da liberdade, que a polêmica foi plantada.  E você, caro internauta, o que acha da ideia?

Fonte: Olívia de Cássia, Blog do professor Nivaldo, do G1 e foto do Site Parada Obrigatória

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina

PROFESSOR: Palavra que inspira amor e muita esperança

Não é tarefa fácil definir com simples palavras o que significa ser professor, mesmo sabendo que nossas primeiras palavras foram expressadas no papel através deles. As primeiras letrinhas, pequenas palavrinhas, o nosso nome. Foram eles quem nos mostraram e nos ensinaram sobre essas necessidades básicas do ser humano em seu convívio social com outros.

Como descrever tamanho amor e dedicação por aquilo que faz, mesmo enfrentando tantas barreiras e dificuldades que sempre põe a prova até mesmo sua auto-estima? E como troféu e recompensa por tamanha tarefa, recebem todos os dias o carinho de seus alunos, que muitas vezes são esses quem os desafiam e os fazem saber que sempre depois das lutas vem o prazer da vitória e do sucesso. E em razão do cansaço e desestimulo as vezes não conseguimos compreender esta verdade.

No entanto, são obrigados a entrar na guerra se utilizando com as armas que tem, seja ela adequada ou não ao tipo de batalha que estão prestes a enfrentar. Hoje o professor brasileiro tem que trabalhar enfrentando sérios problemas, que infelizmente marcam a sua jornada e quase sempre comprometem os bons resultados que se esperam. São escolas mau estruturadas, salários que não condizem com o brilhantismo do papel desempenhado, a indisciplina de alunos que trazem de casa os conflitos vividos em em família, e que são gerados em péssimos rendimento tanto do trabalho do professor quanto na aprendizagem dos mesmos, o sistema defasado de ensino que limita ao professor poder ir mais longe e ser justo e coerente na hora de avaliar e estabelecer resultados.

Hoje em Dia embora tantas promessas de mudar a educação brasileira existam, ainda são meras palavras, que quando não são expressadas pela fala, são escritas em papeis e que não passam disso, palavras.

Contudo, neste tão significante dia (15 de Outubro) quero desejar a todos os meus amigos de profissão e colegas de trabalho um DIA DO PROFESSOR repleto de muitas esperanças, e que dias de grandes conquistas passem a ser reais e que EDUCAÇÃO venha a ser aquilo que sempre foi, é e será, MUDANÇA e TRANSFORMAÇÃO SOCIAL de indivíduos em uma sociedade.

FELIZ DIA DO PROFESSOR!!
Carlos Sena