Pages

sábado, 2 de abril de 2011

Mesa Z, Sábado 02 de Abril de 2011


Mesa Z deste sábado recebeu os Diretores da Escola Estadual Dr. Carlos Gomes de Barros, Tânia Borbosa Calheiros e Sávio Vasconcelos foram ao programa falar de assuntos ligados a educação e principalmente de um projeto que a escola está desenvolvendo com toda a comunidade da instituição.

O projeto "Por Amor a Minha Escola" iniciou dia 17 de Fevereiro e vai até dia 15 de Abril, com temas e sub-temas sugeridos e desenvolvidos por professores e alunos como: escola limpa, paz na escola, sexualidade e meio-ambiente.

O projeto tem por objetivo refletir o desestímulo e agressividade por parte de alguns alunos, tais como desrespeito a colegas, professores e funcionários. Tendo como possíveis motivos o trauma resultante da última enchente, quando muitos pederam suas casas, bens pessoais e a novca moradia em barracas de lonas sem nenhum conforto.

De acordo com os diretores ficou claro como o sistema educacional é cruel para aqueles que procuram fazer algo para o desenvolvimento do país. Assuntos como salários defasados (último aumento foi a 7 anos), a depredação da instituição e a interação dos pais e comunidade escolar com professores e alunos são temas recorrentes no dia-a-dia dos professores.

Para deixar que o projeto "Por Amor a Minha Escola" fique mais dinâmico, os diretores e professores juntamente com os alunos vêm fazendo a cada cronograma gincanas, feira da pechincha, grafites, atividades esportivas, etc.

O Programa Mesa Z que tem duração de duas horas foi interompido por falta de energia na rua da rádio. No Próximo programa dia 09/04 nosso entrevistado será o Reitor da Universidade de Alagoas, o Sr. Jairo Campos.



Além dos companheiros habituais do programa de sábado, hoje tivemos a participação participação da Fisioterapeuta Ana Paula Calixto e da Fonoaudióloga Ana Patricia que fazem o Mesa Z Saúde, toda terça-feira.

Acompanhe o Mesa Z sempre ao meio-dia na Rádio Zumbi FM 87,9. Terça-Feira (saúde), Quarta-Feira (notícias) e Sábado (cidadania)

Participe do programa através do telefone (082) 3281 3669
pelo e-mail radiozumbifm@hotmail.com
ou escreva para Rua Marechal Deodoro nº 191 - 1º andar Cep: 57.800-000 Centro
União dos Palmares - AL.

Casa De Cultura Palmarina

Click nas fotos para ver em tamanho maior

Homofobia em União dos Palmares!!!!!! Por Marcia Susana


AGORA PASMEM E QUE SEJAMOS CAPAZES DE NOS INDIGNAR!

Esta semana me deparei com o relato de homofobia do qual foi vítima um rapaz, aluno de nossa "querida" cidade, União dos Palmares, em espaços educacionais, a indignação ainda me toma por completa, e sem dúvida, eu, como demais colegas de trabalho continuaremos nos mobilizando para que pessoas preconceituosas não se vangloriem de sua podre e deplorável condição de deficiente, com sua pseudo-perfeição.

Essa pessoas não sabem que sua falsa brancura, moralidade e verdades, que essa sua deficiência de personalidade distorcem, mutilam e mancham da pior forma possível a sua condição humana ao julgarem e inferiorizarem os seus pares, isso mesmo, "pares", porque somos filhos da mesma terra, da mesma gente, portanto, não somos tão diferentes assim.

E o mais agravante é quando, ouvimos relatos de que educadores, a exemplo da pessoa envolvida no episódio acima demonstra de forma tão naturalizada e prenhe de superioridade, atitudes de desvalorização de jovens com os quais temos a obrigação de conduzir na busca da autonomia.
Mas è sem dúvida, por meio da ousadia de jovens que lutam pelo respeito, e sujeitos que conseguem se indignar e lutar contra toda e qualquer forma de discirminação, que conseguiremos superar a intolerância e até a tolerância, porque buscamos acima de tudo respeito. E para os que resisitirem a convivência respeitosas entre os seres, um pouco de educação e alguns processos judiciais não faz mal.

Blog Marcia Susana