Pages

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

II Conferência Estadual de Políticas Para População LGBT


O Governo do Estado de Alagoas através da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos a Prefeitura Municipal de União dos Palmares através da Secretaria de Turismo, têm a satisfação em convidar Vossa Senhoria para a II Conferência Regional de Políticas e Direitos Humanos da População LGBT do Vale do Mundaú e do vale da Paraíba, etapa preparatória para a II Conferência Estadual de Políticas para População LGBT, que será realizada no município de União dos Palmares.

Local: Auditório da Prefeitura de União dos palmares

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, S/N, Centro.

Data: 09/09

Horário: das 08h às 17h

Municípios Participantes: União dos Palmares, São José da Laje, Ibateguara, Santana do Mundaú, Joaquim Gomes, Flexeiras, Murici, Branquinha, Chã Preta, Quebrangulo, Atalaia, Pindoba, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Viçosa, Cajueiro e Capela.

Informações: Secretaria de Turismo

Tel: 82 3281 1799 // 82 9965.4465 – Cleiton

E-mail: Turismo.pmup@hotmail.com

Fazenda Anhumas. Bastidores da Saída Fotográfica!


Neste domingo um grupo de fotógrafos foi visitar e fotografar a fazenda Anhumas, que fica à 10 quilômentros de União dos Palmares. A fazenda ainda guarda lembranças de uma época rica, onde o Sr. Benon Maia Gomes tinha uma usina de cana-de-açúcar. A usina moía 20 mil toneladas de cana.

O grupo formado por pessoas de União dos Palmares e Santana do Mundaú estavam ansiosos para conhecer um dos mais famosos casarões do município, datado de 1892. O mesmo foi cenário para as filmagens do filme Joana Francesa, de 1971.

Na época o cineasta alagoano Cacá Diegues (que escreveu e dirigiu o filme) rodou cenas no centro de União. A atriz principal do filme era a francesa Jeanne Morreau, ainda teve a participação do estilista francês Pierre Cardin.

Em quatro horas os membros do Foto Clube Zumbi dos Palmares fotografou toda a fazenda e alguns moradores que trabalham no local. Esta é a segunda saída fotográfica do grupo. A primeira foi no centro da cidade, onde o grupo fotografou algumas ruas, a vila magdala e a estação ferroviária.

Hoje o grupo se reúne para analisar as fotos e programar o próximo passeio.





Click Para Ver Em Tamanho Maior

Estádio Orlandão Terá Pontos Comerciais

Conversei com Valdão, Diretor do União Futebol Clube e agora Diretor Administrativo do Estádio Orlando Gomes de Barros. Nessa função ele fica encarregado de cuidar do estádio.

A prioridade é deixar o estádio sempre conservado para os jogos do UFC ou partidas de final de campeonatos. Sejam eles profissionais ou amadores. Estão proibidos aluguéis para jogos de amigos, para não danificarem o campo.

Várias reformas estão sendo feitas no Orlandão. Há obras nas cabines de comunicação, banheiros, depósito de material, sala dos bombeiros e vestiários e arquibancadas, que irão acomodar melhor um total de 4.000 pessoas. A previsão da entrega das novas arquibancadas é para novembro. A partir dai começarão os acertos em outros pontos do estádio.

Outra novidade é que serão feitos pontos comerciais no estádio, que abrigarão lojas, para que o Orlandão possa ter recursos em caixa. Valdão explicou que isso já acontece em estádios de outras cidades.




Click para ver maior

Palmarino Completa 102 Anos


Um homem que acompanhou duas guerras mundiais, todas as copas do mundo, a evolução da tecnologia. Sebastião Holanda Cavalcante tem 102 anos de muitas lutas e histórias para contar. Alagoano, nascido no município de União dos Palmares, em 27 de novembro de 1908, ele esbanja lucidez e sabedoria.

Apesar das limitações da idade, fala com orgulho sobre a família e a cidade sul-mato-grossense que escolheu para viver, Fátima do Sul.

Entre as lembranças que guarda consigo, conta que na infância brincava com cavalo de pau. Na juventude, fazia a barba com caco de vidro. Trabalhava na lavoura juntamente com os pais e lembra com carinho de uma moça que o ensinou a ler e a escrever.

Aos 31 anos foi tentar a sorte em São Paulo.

"Foi lá que arranjei minha morena e me casei". A morena de Sebastião é Benedita Cavalcante, de 97 anos, que lhe deu oito filhos: Sizenando, Armando, Luiz Carlos, Sebastião, Maria Socorro, Maria Elisa, Maria Aparecida e João. "Se não fosse a filharada que criei, hoje não teria nada", conta.

Ao todo, Sebastião tem 25 netos, 34 bisnetos e 1 tataraneto. "Só não tenho uns 200 bisnetos porque hoje em dia a mulherada só quer saber de ter um, dois filhos".

Sebastião foi pecuarista e dono de uma casa de comércio de muito prestígio em Fátima do Sul, mas o que sempre o fez feliz e lhe trouxe prosperidade foi lidar com a agricultura. Além disso, também tem alma de poeta, consegue declamar um poema antigo de trás para frente e de frente para trás.

Aos 100 anos recadastrou o título de eleitor para poder exercer a cidadania pelo voto em Fátima do Sul, cidade que o acolheu e recentemente lhe conferiu o Título de Cidadão Fátima-sulense, por ter acompanhado e ajudado em seu desenvolvimento desde o início.

Questionado sobre o segredo de tanta vitalidade, ''seo'' Sebastião mostra mais da personalidade de um centenário tranquilo. "Não sei qual é o segredo, minha filha. O segredo talvez seja eu nunca ter fumado, nunca ter bebido cachaça, nunca ter perdido uma noite de sono, sempre ter tido boa alimentação, boa atividade física. Sempre me cuidei muito e tive fé. Nunca me perturbei com nada e nem dei motivo pra se perturbarem comigo, sempre fui tranquilo", declara.

Site Correio do Estado