Pages

sábado, 30 de novembro de 2013

Cerimônia de conclusão do 9º da Escola Municipal Dr. José de Medeiros Sarmento

 

Ontem, dia 29, a Escola Municipal Dr. José de Medeiros Sarmento na Pindoba I, zona rural de União dos Palmares, realizou uma cerimônia de conclusão dos estudantes do 9º. A festa contou com a presença dos funcionários e alunos da escola.

Maria da Conceição Costa, diretora da escola, parabenizou todos os alunos por essa nova etapa de vida. "Sabemos que na Escola Municipal Dr. José de Medeiros Sarmento, é uma passagem, já que nossas atribuições são maternal, educação infantil, fundamental I e II. É hora de escolher os próximos passos, quais serão as próximas instituições que vocês vão escolher para dar continuidade nos estudos, porque é dessa maneira que nos tornamos seres humanos melhores", disse a Maria da Conceição.

A diretora adjunta, Ana Lúcia Vergetti, falou do amor pela instituição que foi fundada no dia 02 de fevereiro de 1974 e conta com mais de 400 alunos, segundo Ana Lúcia "Não tenho como lembrar o nome de todos, eu convivo com a maioria desde pequenos e peço que quando encontrar com seus professores na rua falem, abrace, é tudo que nós professores queremos".

"Não esqueçam de mim, por que vocês já estão no meu coração" finalizou sua fala o professor de ciências Jussan Gonçalves que estava representando os professores. No evento tivemos os depoimentos de outros professores e dos alunos Willames Urubá dos Santos, Andreia Araújo da Silva e Poliana Bernardo da Silva.

A cada fala a emoção tomava conta do lugar. A festa teve ainda a entrega dos certificados, anúncio do aluno nota 10, amigo secreto, hora do lanche e muitos estavam emocionados não contendo as lágrimas.  

O responsável por conduzir toda cerimônia foi o professor de geografia Edvaldo Silva. A cerimônia contou com a presença do vereador Paulo Cavalcanti (PSB).  

Além da sede, a escola conta com quatro anexos: Escola Santa Maria Madalena (Pindoba II), Jorge de Lima (Pindoba II), Palmira Sarmento (Sítio Cavaco), Alódia de Oliveira Santos (Sítio Talhado), Santa Efigênia (Sítio Serra da Imbira).

Aqui fica registrado todo meu carinho a todos e desejo que Deus projeta cada um nessa nova etapa de vida. Sucessos!!!

  Todas as fotos AQUI

Eu quero que a cidade se f***! O Importante é eu me dar bem…

E mais um dia nasce… Bem vou contar agora a história de uma cidade pacata, festiva e de um povo bastante simpático e acolhedor, bem, você já deve ter adivinhado o nome dela! Na bruma de 2012 todos os seus cidadãos movimentaram-se com bastante empolgação como em um carnaval.
 
É até ai tudo bem, mas é daí higor? O que ocorreu? O que eu tenho com isto? Deixa eu continuar, um certo grupo movimentou-se sob a cor encarnada e um som ecoava nas ruas daquela cidade: “Ele é ruim, ele é mal, é mentiroso e enrolão!” Bora fulano, bota essa bandeira na tua porta, toma vinte, compra TNT bora enfeitar a rua!

Passo em uma rua e escuto uma senhorinha falar: – “Eita o fulano encarnado tá vindo ali, vou ver se ele me ajuda, estou tão precisado o dinheirinho que eu recebo da Dilma (Bolsa Família) não tá dando nem para a papa dos meninos… ” :( Oxe passe para cá! Meu voto é seu!

Dias depois retorno à mesma residência e percebi uma grande movimentação: – “Eita lá vem meu amarelinho, meu prefeito vem cá! chegue para cá! E ai no que senhor pode me ajudar? (…) Eita esse é meu prefeito! Meu voto é seu traga sua bandeira para eu colocar aqui na minha porta”.

Se você não entendeu os dois parágrafos acima, calma, não pense que você está ruin de dissertação ou que o escritor não sabe escrever, o fato é realmente difícil de entender e de explicar, no país da hipocrisia e no estado da miséria qualquer palavra dita com clareza você pode ir para a forca.

Voltaremos a História, dentro de todo este carnaval, está aquele cidadão, dito pelas massas e denominado como “o certinho”, no Brasil apelidado como otário, na bíblia chamado de justo, na sua consciência é chamado de paz, ele pagador de seus impostos como é de lei, vem para o meio dos carnavalescos e critica: “Para quê tanto vexame? Não seria mais fácil se todos tirassem estas fantasias e cobrassem o que e certo para nós, veja a rua de fulana, está sem saneamento básico, veja a escola que o filhe de Maria estuda, está sem professor, gente vamos cobrar e votar certo!”, E logo este é chamado por seu apelido favorito, e vê-se a multidão esbravejar: “Sai daí otarião! tu sempre vai viver lascado seu leso, é nessa época que agente tem que encher os bolsos kakakakaka!”.

Vixi, ai você deve estar se perguntando, e isto é alguma novidade? Plin! Se você está lendo e entendendo estas situações dissimulativas que estou escrevendo aqui e já formando a sua consciência crítica com algo, isto já é um bom começo para você que já deve ter se encaixado em uma das três situações que coloquei.

Bora lá, “Atenção atenção, chegou o dia, chegou à hora, o carnaval está em seu momento decisivo e a escola de samba… Opss, desculpe, e o partido vencedor é…. Amarelinho!  ÉÉÉÉÉ pei pei (fogos) (gritaria) (risos) (euforia) (sarcasmos) (mangações)…” É digno de uma comemoração, mas depois da embriaguez vem a ressaca da quarta-feira de cinzas nela já se vem o pensamento: É agora? Como será daqui para frente, será que aquele calçamento vai sair? Aquela Escola, ai mau posso esperar para começar a ver os trabalhos”.

Meses depois o povo daquela pacata cidade debruça-se sobre a realidade, a oposição, com a venda nos olhos, digno de quem já teve a oportunidade de fazer e não fez, e quando fez, fez errado agora aos olhos de quem estaria insatisfeito com a ressaca da festa vê se o encarnado como um remédio para curar a dor de cabeça de ter suas ilusões perdidas.

Os dignos, ontem maus, os anjos, ontem demônios, agora querem espaço e fazem de tudo para aparecer, para isto escarnecem! E os que sobraram e tiraram proveito da ressaca como estão? Óbvio que estão se aproveitando e enchendo à cara dos perdedores do concurso de escolas de samba, Oops, quero dizer, da política(gem).

E como tudo na vida é um sobe e desce, como uma roda gigante eterna, o mesmo ocorre na política(gem) daqui, o povo cai em um carnaval, e depois quando acorda para a ressaca se vê em um canavial, deserto, sem água, sem remédio querem que chegue novamente a festa de momo para poder brincar novamente, ” E aquela escola dona maria?”

Em Quanto os eleitores forem hipócritas e pensarem apenas em se dar bem, nossa cidade ficará assim. O Problema daqui é: “Eita meu prefeito ganhou! Ele não faz nada de errado! E os derrotados o que dizem? “Eita esse prefeito fi da peste tá acabando com a cidade! E uma paixão tacanha que me dá até desgosto!”.
E povo pobre? É amigo só com ajuda divina.
Este foi mais um texto de Hígor Silva para o 40graus.al, forte abraço e até o próximo!

É hoje: Próximo sábado você está convidado(a) a comparecer, ler, recitar, compartilhar leituras e bate-papo

Leia mais sobre o projeto:

Encontro Literário estimula leitura em União. AQUI

Dia do Livro é comemorado com atividades na Praça Padre Cícero. AQUI

Bibliotecas em União dos Palmares. AQUI