Pages

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Horta muda a vida de alunos, pais e professores em União dos Palmares

 
Plantação serve para desenvolver projetos na escola. Alimentos também são utilizados na merenda.
  
Uma horta e uma criação de galinhas foram capazes de mudar a vida de estudantes, pais e professores da Escola Municipal Edvar de Souza, em União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas. Toda a plantação de legumes, hortaliças e verduras é orgânica e, além de servir para desenvolver projetos, também é utilizada na merenda escolar.
 
No local funciona um projeto de produção integrada de hortaliças pioneiro no Estado. As aulas são ao ar livre e as atividades desenvolvidas no meio da horta.

Além da interação com a natureza, os alunos aprendem de uma forma didática. O ensino é lúdico, e as crianças aprendem se divertindo. Na horta eles recebem noções de português, matemática e ainda agem como multiplicadores.

“Eles vão plantar, regar, ver o crescimento e, depois, colher esse alimento e levar para casa. A partir desse momento eles terão uma reeducação alimentar, comendo aquilo que eles plantam. Além disso, esse conhecimento também é passado para os pais”, explicou a professora Larissa Mirella de Araújo.

Cerca de 300 alunos, de 7 a 16 anos, participam da atividade duas vezes por semana. No manejo da horta a conscientização ambiental surge naturalmente. Materiais que antes seriam jogados no lixo, agora são agora reutilizados. Os pneus viram canteiros e as garrafas pets gotejadores usados na irrigação.

Este já é o 3º período de renovação e todos os alimentos são utilizados na merenda da escola. “Através da horta nós percebemos o compromisso dos alunos com os estudos”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Educação para az nas Escolas e Famílias, Ana Cardoso.

A horta também representa transformação de vida. Alguns menores em conflito com a Lei cumprem medidas sócioeducativas aqui, e tem a oportunidade de plantar um novo futuro.

Além da horta, os alunos ainda desenvolvem atividades no galinheiro. “Gosto de brincar com as galinhas e aqui eu também aprendi a ler e fazer contas”, disse Mayara dos Santos, de 8 anos.

Todo o material usado para as atividades é disponibilizado pela Emater, que ainda faz a supervisão das ações. "A Emater dá o suporte técnico e realiza visitas períodicas para explicar as questões do plantio e cuidado com os animais", explicou a zootecnista Cidamilene Santos.
 
Leia também: Promepaz implanta hortas no município em União dos Palmares, veja AQUI

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e ainda, podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto

 SAAE, órgão responsável pelo Abastecimento de Água e Tratamento de Esgotos de União dos Palmares-AL. Site AQUI

Antiga Palmarina por Graça Barboza de Oliveira

Mande sua história, fotos antigas de moradores, escolares, de reuniões com amigos ou da cidade de União dos Palmares para o e-mail jmarcelop_7@hotmail.com

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e ainda, podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos