Pages

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Grupo de Apoio a Obesidade

Ontem teve mais uma reunião do Grupo de Apoio a Obesidade. Os encontros são quinzenais na capela do Hospital São Vicente de Paulo. Como já estava programado, o Nutricionista Antônio Marcos deu uma palestra sobre hábitos alimentares e suas consequências.

No telão imagens, nem sempre bonitas, de pessoas que estão em cima de uma cama por falta de mobilidade causada pela obesidade. As organizações de saúde já alertaram sobre a epidemia de uma população mundial cada vez mais gorda.

A cada frase e foto o médico ia pontuando sua palestra e orientando todos que se encontravam na capela.

Díria Mônica, idealizadora do programa de apoio, fez uma dinâmica com o pessoal. Cada um pode segurar 1 quilo de arroz e sentir mais ou menos o que perdeu. Ela pediu o empenho de todos, já que a cada encontro é fácil perceber que alguns estão faltando.

Mais uma vez teve a pesagem individual, e o já tradicional lanche "leve".

No próximo encontro no dia 08 de Junho terá uma premiação para quem for mais bem sucedido em relação a perda de peso, além disso será destaque no blog do grupo.

Outras informações:

gaouniao@hotmail.com

" Porque Será Que a Cultura Palmarina Não “explodiu” " Silvio Serafim


União dos Palmares, uma cidade conhecida no mundo por seu famoso quilombo dos palmares, uma cidade que teria um grande potencial turístico. Porque será que a cultura palmarina não “explodiu”, seria por conta da falta de incentivo dos governantes? Falta de interesse da população? Saber quem é o culpado não é algo de importante nesse momento, o que vemos hoje na cidade é um cenário de deserto nesse setor, até mesmo os grupos de capoeiras que sempre se apresentavam na estação ferroviária, hoje simplesmente sumiram.

O que precisamos é de uma ação de estruturação dos grupos, não assistencialismo, precisamos pensar na cultura o ano todo, não só o 20 de Novembro, do que adianta mobilizar os grupos durante o mês de novembro prometer altos cachês se no restante do ano predomina o esquecimento.

As ações culturais têm que ter a participação de todos (população, escolas, associações, secretaria de cultura, fundação Palmares e simpatizantes da cultura), isso claro sem a preocupação de arrumar votos para A ou para B nas próximas eleições.

A cultura palmarina está na UTI à espera de um milagre, a culpa não recai apenas na secretaria municipal, mas sim em todos nós, cada um precisa dar sua parcela de contribuição independente de credo, raça, política partidária. Vamos resgatar uma história bonita de força e superação que nossos antepassados deixaram de exemplo a todos nós.

Silvio Science Serafim

Click nas fotos para ver em tamanho maior