Pages

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Retirada das baronesas do Rio Mundaú foi realizado nesta segunda-feira

 
O empresário Adeilto Lima proprietário do Mirante das Águas, aqui em União dos Palmares começou hoje, (30), a retirada de uma quantidade de baronesas que estão por toda extensão do Rio Mundaú. Ativo nas redes sociais o jovem  vem convocando a sociedade empresarial palmarina e governo municipal para uma junção de ideias para juntos alavancar turismo local.

Ontem, via internet ele convocou voluntários para "limpar" um trecho do Rio Mundaú, rio esse que abastece nossa população e demais cidades por onde passa. Junto com funcionários e colaboradores eles arrancaram boa quantidade da planta aquática e irão continuar esse trabalho amanhã. 

“Nossa missão é na revitalização e limpar parte do Rio Mundaú (Taquari-Ponte), retirando as baronesas em frente à subestação da Chesf. Solicito apoio dos que tem disponibilidade ou de outros empresários cedendo funcionários.  Faço um pedido espacial ao prefeito KIL e Zé Alfredo junto com as Secretarias municipais, empresários, bombeiros e IMA. Em seguida iremos plantar 300 mudas de plantas nas margens do rio. O plantio será próximo do inverno. Peço aos nossos locutores das emissoras que divulguem essa ação como também aos religiosos repassem o aviso aos fiéis. Temos um projeto turístico para essa região. Peço igualmente o apoio dos órgãos competentes". Disse Adeilto no Facebook.

Logo cedo uma postagem do Blog JMarcelo fotos alertava seus leitores da importância do reflorestamento nas margens do Rio Mundaú e, de outros espaços verdes no município devido o forte calor que ronda a cidade.     
 Antes
Depois 
  Antes
 Depois 
Fotos Adeilto Lima

União dos Palmares precisa de ruas arborizadas e proteção para a Mata dos Frios


Por que quando passamos por uma rua arborizada achamos bonito e sentimos que neste lugar o clima é mais gostoso? Por que concordamos que as ruas arborizadas nos trazem sombra e frescor, sobretudo, nesses dias tão quentes que estamos vivendo e, mesmo assim, não temos a disposição necessária de plantar uma muda em frente a nossa residência ou outro lugar? Vou arriscar uma resposta: não somos incentivados a plantá-las, ao contrário, mandam-nos derrubá-las.

Para a sociedade "MODERNA", plantas ocupam os lugares dos transportes, atrapalham a visualização dos estabelecimentos comerciais, sujam calçadas com suas folhas e frutos, etc. Mas a situação é tão séria que até onde as árvores deveriam ser mais protegidas estão sendo derrubadas nas matas e florestas. O desmatamento é crescente!

A foto acima é da Serra dos Frios, zona rural de União dos Palmares, onde salta aos olhos sua devastação, seja pelo fogo criminoso ou mesmo pela retirada para plantação de culturas variadas.  Desse modo, são cada vez mais crescentes e preocupantes os clarões abertos mata adentro. Infelizmente, as autoridades públicas pouco ou nada fazem para conter o avanço do desmatamento, além disso, a sociedade civil também não faz valer seu poder de pressionar os órgãos competentes.

É verdade que, o mesmo cidadão que pouco se move para plantar uma árvore no quintal de sua casa, será o mesmo que não se preocupará em proteger o que é visto de longe.  Será que abriremos nossas consciências para a mobilização em favor do Meio Ambiente  quando a temperatura aumentar ainda mais?

Sem dúvida, falta pouco para isso acontecer. Vivemos em tempos de calor sufocante a cada dia e de chuvas escassas nem as chuvas aparecem. Para se protegerem de temperaturas altas, as pessoas fazem de tudo para evitar certos horários para sair de casa e, quando saem para trabalho ou tarefas rotineira, buscam se proteger com filtro solar, guarda-chuvas, beber muita água. E na falta de uma árvore, uma sombra do concreto.

O que precisamos é notificar as invasões. Criar espaços públicos onde as cores da natureza sejam predominantes, um exemplo, sãs as áreas das antigas Ruas da Ponte e Jatobá, com isso ajudaria na proteção do Rio Mundaú que vive pedido socorro. Fazer campanhas para os palmarinos voltarem a ter árvores na porta, nos quintais e, pasmem, nas propriedades da zona rural do município.

Vamos começar😀??

Imagem Google

Diário de um Gordinho: Sucos verdes