Pages

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

No segundo dia da Expedição Alagoas 200 Anos, equipe chega à Serra da Barriga

O segundo dia da Expedição Alagoas 200 Anos começou com a equipe direto do acesso à Serra da Barriga, em União dos Palmares.  Devido ao mau tempo, com fortes chuvas e muito vento, o TV Mar News, telejornal da TV Mar, não pôde ser apresentado do Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Este foi o segundo dia da Expedição que marca a convergência das mídias da Organização Arnon de Mello (OAM), com produção de conteúdo para a TV Mar, Gazetaweb, Rádio Gazeta e Gazeta de Alagoas.  Até agora já foram percorridos 350 km.
Os jornalistas Mauro Wedekin, José Feitosa, Flávio Santos e Alexandre Lino entrevistaram a Ialorixá Mãe Neide, uma das principais lideranças das religiões de matriz africana em Alagoas e que também recebeu o título de Patrimônio Vivo de Alagoas. Ela se emocionou com as dificuldades enfrentadas para manter as tradições no estado. 
A equipe enfrentou muitas dificuldades devido às fortes chuvas que deixaram o acesso à Serra da Barriga quase intransitável. Os sete quilômetros foram percorridos em mais de uma hora com muita lama e buracos. Representantes da Secretaria Municipal de Educação e de Cultura de União dos Palmares conversaram com jornalistas sobre a história de Zumbi e da Serra da Barriga.  Estudantes da rede municipal não puderam fazer uma apresentação cultural para a equipe da Expedição devido às chuvas.
Roteiro
No primeiro dia da Expedição Alagoas 200 Anos, em Porto Calvo, a equipe revelou a história da ocupação holandesa, a fundação da Vila de Alagoas Boreal e a construção da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação que só ficou pronta em 1610.
Em Maragogi, os jornalistas apresentaram o potencial turístico do município bem como sua importante presença geopolítica na divisa entre Alagoas e Pernambuco. Foi registrado ainda o aumento do número de vendedores ambulantes nos trechos da rodovia AL-101 Norte.
A rota traçada anteriormente para percorrer os municípios alagoanos precisou ser alterada devido a informações da falta de segurança no trecho de rodovia que passa pela região do município de Flexeiras. A equipe viajou por Barreiros e Palmares, em Pernambuco, para pegar a BR-104 entrando em Alagoas por Novo Lino.
Depois de União dos Palmares a equipe seguiu nesta segunda-feira para Viçosa e Palmeira dos Índios. Todo o material pode ser acompanhado nesta terça-feira a partir das 8h no TV Mar News e também pelo portal Gazetaweb.
Fonte: Gazetaweb

Presidente do TJ e Manoel Gomes de Barros discutem reativação da Usina Laginha

Para o ex-governador, o funcionamento da usina ajudaria na recuperação econômica do município de União dos Palmares
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), desembargador Otávio Praxedes, recebeu nesta segunda-feira (11) a visita do ex-governador Manoel Gomes de Barros. Durante o encontro, o ex-chefe do Executivo estadual falou sobre a importância da reativação da Usina Laginha para recuperar a economia de União dos Palmares. A usina atualmente está inserida em processo de recuperação judicial.
“A cidade de União dos Palmares está precisando do apoio de todas as autoridades constituídas para recuperar sua economia e a liderança regional da Zona da Mata. Desde o fechamento do parque industrial da Usina Laginha, o município vem sofrendo uma decadência em termos de renda e geração de empregos”, afirmou Manoel de Barros.
Para o ex-governador, a indústria poderia voltar a funcionar em forma de arrendamento ou por meio de cooperativa. “O industrial João Lyra e seus filhos deveriam ser ouvidos dentro desse contexto”, ressaltou.
O desembargador Otávio Praxedes disse que vai levar o apelo às autoridades competentes. O presidente do TJ/AL, que é natural de União dos Palmares, também destacou a importância da reativação da usina e disse que o atual governador do Estado, Renan Filho, tem a mesma opinião e atua para a reativação do parque industrial.
Também participaram da reunião os desembargadores Pedro Augusto de Mendonça e João Luiz Azevedo Lessa, além do juiz Maurício Brêda, presidente do Fundo de Modernização do Poder Judiciário (Funjuris).
Turma Recursal em União dos Palmares
O presidente do TJ/AL afirmou que, até o final de sua gestão, pretende instalar a Turma Recursal Regional no município de União dos Palmares, uma vez que o órgão já foi criado por lei. O desembargador disse que será construído um edifício para funcionamento do órgão e do Juizado Especial. Otávio Praxedes destacou ainda a atuação de Manoel Gomes de Barros, afirmando que o ex-governador é um grande homem público.
Manoel Gomes de Barros agradeceu o apoio do presidente do TJ/AL e disse que o povo de União dos Palmares tem orgulho de ter um filho da terra comandando o Judiciário estadual. “O desembargador Otávio Praxedes é um magistrado sério, probo e enaltece com sua presença a Justiça de Alagoas”, reforçou.
Fonte: Tribuna Hoje