Pages

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

É Hoje

ROTARY CLUBE DE UNIÃO DOS PALMARES

DISTRITO 4390 – AL – BRASIL

O Rotary Club de União dos Palmares convida a comunidade palmarina a se fazer presente na Festa em comemoração aos 107 anos desta entidade.

O evento acontecerá no dia 23/02 na Praça Padre Cícero a partir das 20h, com um super show de Leandro Berar.

Agradecemos a presença de todos!

"Após Décadas o Sonho de Ter Dentro da Comunidade Uma Escola Está Prestes a Realizar-se." Por Jeane Caetano

Iniciou no dia 15 de Janeiro de 2012 a preparação do terreno para construção da Escola do Bairro Nossa Senhora das Dores, esta escola que vem sendo aguardada com muito anseio da comunidade e esperança de dias melhores, pois todos sabem que para formar cidadãos conscientes a educação é um dos pilares para isto. Após décadas o sonho de ter dentro da comunidade uma escola está prestes a realizar-se.

Em entrevista ao nosso blog o dono da Construtora Andrade e Silva: Roberval falou que acredita que provavelmente a entrega da escola será em junho ou julho deste mesmo ano, pois a ordem de serviço foi assinada em 11 de novembro de 2011 e ele terá que solicitar um aditivo de tempo, já que esta obra é de seis meses.

Roberval falou ainda da estrutura do prédio que segundo ele é de boa qualidade e conterá: seis salas de aula, sala de leitura, sala de informática, diretoria, sala de apoio dos professores, almoxarifado, secretaria, cozinha, deposito de merenda, deposito de material de limpeza e banheiros.

A construtora Andrade e Silva e de União dos Palmares mesmo e já foi responsável por outras obras dentro e fora de nosso município. Esta escola municipal é uma promessa do então prefeito de União dos Palmares Areski de Freitas que além desta obra está realizando outras dentro da comunidade Nossa Senhora das Dores como: o calçamento de todo o bairro.

Click para ver maior

Lidar com lixo em União dos Palmares não é Fácil, É FOGO!


Tudo aquilo que é inútil, sem utilidade ou supérfluo é considerado lixo. Atualmente aqui no nosso país, Brasília com 1698g, está no primeiro lugar no quesito produção de lixo; seguida do Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo 1647g, 1440g e 1259g, por habitante, respectivamente (Ass. Bras. Limpeza Pública).

Alagoas produz aproximadamente 1000g/dia e União dos Palmares 900g/dia, por habitante. Estudos revelam que a produção está diretamente ligada ao poder aquisitivo da população, sendo assim; quanto maior a renda, maior é a produção de resíduo sólido.

Em 2010, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou uma lei (Lei 12.305/10) “A lei trata não só de preservação ambiental, como de saúde pública”, disse Lula. A Lei determina que lixões sejam extintos em todo o país até agosto de 2014.

O deputado Virgílio Guimarães (PT-MG), apresentou à Câmara o Projeto de Lei Complementar 119/03, que aumenta em 10% o coeficiente do Fundo de Participação para os municípios que tenham aterro sanitário.

O tratamento do lixo tem sido um problema na administração local. Além do mau cheiro, a fumaça tóxica proveniente das queimadas no lixão, está poluindo a cidade, causando o aumento de doenças respiratórias na população, principalmente nas crianças e nos idosos. Está claro que o aterro sanitário é uma necessidade urgente para o nosso município e para o meio ambiente. O lixão está saturado, não comporta mais o grande número de resíduos jogados sem nenhum tratamento prévio.

O governo municipal tem investido em máquinas e equipamentos que tem facilitado a coleta, porém não se percebe ações permanentes de educação para lidar com o lixo. As ações surgem de formas isoladas e não se percebe uma harmonia entres os secretários municipais, responsáveis pela coleta e pela acomodação do lixo e consequentemente pelo bem estar da população.

Diariamente, encontramos lixos nas esquinas, nas praças e no centro da cidade. Não adianta pensar em coleta seletiva, enquanto o povo e os gestores não se educarem e aprenderem que lugar de lixo é na lixeira.

Nossa cidade não pode ser rotulada como cidade suja. Por isso, precisamos agir! Não podemos só esperar pelo governo, temos que cobrar e exigir sim, serviços com qualidade, carros coletores, lixeiras nas ruas, horário de coleta; mas é preciso cooperar colocando lixo nos lugares adequados, obedecendo aos horários, ou seja, fazendo o dever de casa.

São ações simples que nos ajudam a viver melhor em comunidade.

Prof. Nivaldo J.V. Marinho

Integrante do Mesa Z, Rádio Zumbi Fm e correspondente do site: uniãodospalmares.com

Libertas Super Omnia*

Apesar de está ausente da minha cidade, tenho notícias quase que diariamente de tudo que está acontecendo nela ou com ela, através dos informativos na internet.

Neste carnaval não foi diferente. Vi muita reclamação dos internautas sobre a Folia de Momo em União dos Palmares. Mais uma vez faltou organização, segurança, coragem e comprometimentodos administradores locais com a população.

Olhando algumas fotos postadas na internet, pude observar a ausência de público na Praça Basiliano Sarmento e em quase toda cidade, ficando o carnaval restrito a brincadeiras com grupos isolados, contrariando a velha “máxima” que carnaval é a festa do povo.

Agora a verdade tem que ser dita. O povo está com medo de sair às ruas devido ao grande aumento da violência na nossa cidade e no nosso estado. E o pior é que a população fica temerosa em participar das festividades com receio de que algo de ruim lhe aconteça.

Enquanto as autoridades não tomarem as providências necessárias para coibir os atos de violência que se perpetuam no nosso estado, o povo estará fadado a permanecer “enjaulados” nas suas casas e deixará de expressar a sua alegria, seja nos quatro ou mais dias de carnaval ou em outras festas populares.

Nota-se ainda que, quem mais sofre com tudo isso é a população mais carente, porque eles não têm condições de deixar a cidade e se refugiarem em suas chácaras, fazendas ou mansões, cercadas e com seguranças; ou até viajar para lugares paradisíacos em outras cidades e até em outros estados.

Inclusive nas redes sociais vi muitas fotos de políticos, empresários, diretores de autarquias e seus parentes e amigos mais próximos, se divertidos nos carnavais de outras cidades; sem estarem preocupados com os acontecimentos violentos na nossa cidade, que já foi pacata, mas agora; com o descaso daqueles que poderiam ajudar a manter a ordem, está se tornando um dos piores lugares em relação à qualidade de vida.

Ainda observando as postagens, estranhamente, já que é ano político; não consegui enxergar nenhum político local abraçado com seus futuros eleitores, desfilando nos blocos e/ou nas praças. Sumiram todos! Logo eles, os representantes do povo, que até agora não se uniram para tentar criar mecanismos de combate à violência, especificamente; acharam melhor se ausentarem da foliae deixaram o povo com a cabeça no cano dos revólveres dos bandidos ou no risco eminente de uma bala perdida.

Triste ironia atroz”... Na Terra da Liberdade, o povo ter que viver no cativeiro.

Jailton Alves

*Frase na bandeira de União dos Palmares, que significa: LIBERDADE ACIMA DE TUDO.