Pages

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Libertas Super Omnia*

Apesar de está ausente da minha cidade, tenho notícias quase que diariamente de tudo que está acontecendo nela ou com ela, através dos informativos na internet.

Neste carnaval não foi diferente. Vi muita reclamação dos internautas sobre a Folia de Momo em União dos Palmares. Mais uma vez faltou organização, segurança, coragem e comprometimentodos administradores locais com a população.

Olhando algumas fotos postadas na internet, pude observar a ausência de público na Praça Basiliano Sarmento e em quase toda cidade, ficando o carnaval restrito a brincadeiras com grupos isolados, contrariando a velha “máxima” que carnaval é a festa do povo.

Agora a verdade tem que ser dita. O povo está com medo de sair às ruas devido ao grande aumento da violência na nossa cidade e no nosso estado. E o pior é que a população fica temerosa em participar das festividades com receio de que algo de ruim lhe aconteça.

Enquanto as autoridades não tomarem as providências necessárias para coibir os atos de violência que se perpetuam no nosso estado, o povo estará fadado a permanecer “enjaulados” nas suas casas e deixará de expressar a sua alegria, seja nos quatro ou mais dias de carnaval ou em outras festas populares.

Nota-se ainda que, quem mais sofre com tudo isso é a população mais carente, porque eles não têm condições de deixar a cidade e se refugiarem em suas chácaras, fazendas ou mansões, cercadas e com seguranças; ou até viajar para lugares paradisíacos em outras cidades e até em outros estados.

Inclusive nas redes sociais vi muitas fotos de políticos, empresários, diretores de autarquias e seus parentes e amigos mais próximos, se divertidos nos carnavais de outras cidades; sem estarem preocupados com os acontecimentos violentos na nossa cidade, que já foi pacata, mas agora; com o descaso daqueles que poderiam ajudar a manter a ordem, está se tornando um dos piores lugares em relação à qualidade de vida.

Ainda observando as postagens, estranhamente, já que é ano político; não consegui enxergar nenhum político local abraçado com seus futuros eleitores, desfilando nos blocos e/ou nas praças. Sumiram todos! Logo eles, os representantes do povo, que até agora não se uniram para tentar criar mecanismos de combate à violência, especificamente; acharam melhor se ausentarem da foliae deixaram o povo com a cabeça no cano dos revólveres dos bandidos ou no risco eminente de uma bala perdida.

Triste ironia atroz”... Na Terra da Liberdade, o povo ter que viver no cativeiro.

Jailton Alves

*Frase na bandeira de União dos Palmares, que significa: LIBERDADE ACIMA DE TUDO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!