Pages

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Tocha Olímpica é recebida com muita festa em União dos Palmares

Milhares de pessoas acompanharam na manhã desta segunda-feira, 30, a chegada da Tocha Olímpica em União dos Palmares. O símbolo dos Jogos Olímpicos foi recebido com muita festa e apresentações culturais, ao longo do percurso.
 
A chama foi conduzida por onze pessoas num trajeto de 2,5 km pelas principais ruas e avenidas da cidade. “É uma emoção muito grande participar desse momento, estou emocionado demais, pois o pobre só aparece em coisa ruim na televisão, e eu estou aqui representando minha terra”, disse Cícero do carro de confeito, último condutor da Tocha na cidade.

Após a celebração na cidade, a Tocha seguiu para a Serra da Barriga, onde está localizado o Parque Memorial Quilombo dos  Palmares. 

No solo sagrado, a Tocha foi recebida por centenas de religiosos de matrizes africana, comunidades quilombolas, um grupo de afoxé e autoridades. 

Na Serra, a tocha foi conduzida pelo professor Francisco Viana, a iyalorixá Mãe Neide Oyá d’Oxum, Mãe Miriam e Pai Célio. “Estou emocionada e feliz por esse momento especial aqui neste solo de guerreiros”, disse Mãe Neide.

O prefeito Eduardo Pedroza, destacou a importância do evento para o município. “A vinda da Tocha a União dos Palmares mostra a nossa importância cultural para o mundo, sinto-me muito feliz por todo esse evento ter dado certo”, disse.
 
João Paulo Farias
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de União dos Palmares
 

A tocha em União

Tocha Olímpica encerra percurso em Alagoas na Serra da Barriga

 Passagem da chama olímpica pelo histórico ponto de resistência negra reuniu 150 religiosos, capoeiristas e remanescentes quilombolas

Texto de Morena Melo

Após percorrer 40 km em seis municípios de Alagoas, a Tocha Olímpica chegou nesta segunda-feira (30) ao local que abrigou o principal quilombo do país, a Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares.

A passagem da chama olímpica pelo histórico ponto de resistência negra foi celebrada com um cortejo que reuniu 150 religiosos, capoeiristas e remanescentes quilombolas.

Representando o governador Renan Filho, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, falou sobre a simbologia do momento. "A passagem da tocha olímpica pela Serra da Barriga tem uma força simbólica, em razão da importância desse lugar para a conquista da liberdade no Brasil", disse.

Os festejos atravessaram o dia, celebrando a liberdade e a união dos povos, símbolos do fogo olímpico, com músicas e danças africanas. "A representatividade do fogo, que se relaciona com o orixá da justiça, Xangô, é para o povo de santo motivo de muita alegria", disse a religiosa Mãe Neide.

Nos festejos, os religiosos realizaram um ritual com o fogo olímpico, que em Alagoas foi carregado por 196 pessoas. Depois da celebração, o percurso olímpico seguiu para Garanhuns (PE). Ao longo de 95 dias, 12 mil pessoas participam do revezamento da Tocha Rio 2016. Na rota estão 300 cidades e os 27 estados brasileiros.

Símbolo de resistência: fogo olímpico vai ao Quilombo dos Palmares

 Com a bênção dos orixás, revezamento da tocha passa em Alagoas pela Serra da Barriga, local que marca a luta dos negros por liberdade e igualdade racial no país

O desfecho do revezamento da tocha olímpica em Alagoas não poderia ter sido em lugar mais especial. O esporte e a consciência negra sempre andaram juntos. Ajudaram a modificar a sociedade, a derrubar muros. Jesse Owens e Muhammad Ali, heróis das Olimpíadas, marcaram o nome na história por ações pela igualdade racial e também pelos feitos no atletismo e no boxe. O Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, em União, marcou a resistência de Zumbi e a luta por liberdade no Brasil. 
 
O fogo olímpico e a história do quilombo se encontraram na manhã desta segunda. Pela celebração, até a chuva, que acompanhou quase todo o revezamento, deu uma trégua em Alagoas. O caminho de carro era sinuoso, em estrada de barro, e, para diminuir as dificuldades, a chegada da chama foi pelo alto, de helicóptero.

Na entrada, capoeira, cantos e batuques africanos e um cenário que tinha vestígios do ponto de resistência dos negros entre o fim do século XVI e metade do XVII. Algumas ocas traziam informações, além de espaço para dança e uma casa de farinha. Em meio a tudo, mirantes abriam uma paisagem que, por si só, fazia a subida valer a pena. Ainda tinha a história do lugar.

Professor de matemática, Francisco Viana conduziu a tocha ao lado de representantes das religiões africanas, Pai Célio (Baba Omitologi), Mãe Neide (Oya D'oxum) e Mãe Miriam (Labinã). Para ele, o momento durou mais tempo que as convenções do relógio.

- É indescritível. A gente é tomado por uma emoção e só quem conduz um fogo simbólico desse que sente como é gratificante. Existe uma energia muito grande aqui. Nosso Deus criador e os orixás trazem para cá essa energia tão positiva no solo sagrado de Zumbi dos Palmares. Então, é indescritível. Venho trabalhando no Comitê Olímpico local, e hoje tudo se concretizou. E eu soube ontem que ia ser o condutor aqui na Serra da Barriga. Fiquei sem acreditar que ia trazer esse fogo simbólico, que traz a paz, a prosperidade e une os povos - disse Francisco.

Sacerdotisa de matriz africana em Alagoas, Mãe Neide destacou a luta negra pela liberdade, a importância histórica do Quilombo dos Palmares e os Jogos Olímpicos como símbolo de fraternidade.

– Eu sempre digo que em cada coração brasileiro existe essa energia do Zumbi dos Palmares. Para nós, todos de matriz africana, é pura emoção estar aqui e participar desse momento. É muita emoção ver a tocha chegando nesse solo sagrado. É uma mistura de amor e fé. Aqui é útero que pariu a liberdade, a terra de Zumbi. A força dele está aqui hoje. Os Jogos Olímpicos acabam sendo esse símbolo de luta pela igualdade entre os povos.

Há mesmo uma energia diferente em Palmares. A serra, lambida pela Lagoa Mundaú, guarda os gritos dos negros livres, muita esperança e o som dos atabaques de tantos rituais antigos. Imagens do quilombo e da tocha, juntos, vão correr o mundo e orgulhar quem luta diariamente por igualdade. 

No Brasil, um nome em especial deve ser lembrado nesse dia de reflexão. Adhemar Ferreira da Silva foi um dos maiores heróis olímpicos do país. Negro, ele conquistou duas medalhas de ouro nas Olimpíadas de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956, e estabeleceu ainda recorde mundial do salto triplo. Com passadas largas, abriu espaço no esporte e no tempo para o reinado de Pelé.

Parecia feriado. União dos Palmares se enfeitou para receber a tocha olímpica. Grupos de música, rodas de capoeira e crianças de várias escolas, carregando a bandeira do município, estavam em festa. E não foi só a celebração de momento. Moradora de União, Maria Barbosa lembrou que a preparação trouxe melhorias também na infraestrutura da cidade. 

- A cidade parou, mas foi ótimo, todo mundo está muito animado, mexeu com todos. E foi bom também que algumas obras ainda agilizaram por causa da passagem da tocha - celebrou Maria.

 Fonte: G1

Revezamento da Tocha Olímpica em União dos Palmares


Na manhã dessa segunda-feira (30), aconteceu a passagem da Tocha Olímpica em União dos Palmares. A tocha percorreu o percurso que corresponde da entrada da cidade até a praça Basiliano Sarmento.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação e as escolas do município marcaram presença nesse grande evento.
As escolas Salomé da Rocha Barros e Mário Gomes de Barros promoveram apresentações culturais com suas Bandas de Fanfarra, respectivamente na Praça de Alimentação e no Parque Vegetão. Houve ainda a performance da Associação Cultural Capoeira Tradição, na entrada da cidade, além das outras escolas acompanharem o trajeto com os alunos fazendo uso de trajes temáticos aos Jogos Olímpicos. 

O Secretário de Educação, Bruno Praxedes, também acompanhou o evento e destacou o empenho da SEMED junto com as escolas na participação nesse grande evento. “Tive a honra de ver de perto a dedicação da nossa equipe durante a preparação para a chegada da tocha. Foi um trabalho belíssimo, passamos esse mês que antecedeu o evento realizando várias atividades com a equipe gestora e pedagógica e com os alunos. Hoje posso dizer com orgulho que fizemos bonito, honramos nossa cidade”, afirmou o Secretário. 

A passagem da tocha pelo Brasil começou no dia 3 de maio, em Brasília, e termina no dia 5 de agosto, no Rio de Janeiro, quando será acesa a pira olímpica, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, no estádio do Maracanã. O símbolo das olimpíadas vai passar por 329 cidades brasileiras, em 95 dias.

ASCOM SEMED

 Bicampeão olímpico Giovane Gávio.

Chuveu a net cai aqui em casa