Pages

terça-feira, 12 de novembro de 2013

SESC Alagoas comemora 65 anos com ações para a comunidade de União dos Palmares

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac estará em União dos Palmares na próxima quarta-feira (13) com as atividades comemorativas dos 65 anos de fundação. Uma grande estrutura será montada na Praça Basiliano Sarmento para atender a comunidade palmarina a partir das 16h.

O empresário Adeildo Sotero, presidente do Sindlojas de União dos Palmares, ressaltou a importância dessas ações promovidas pela caravana dos 65 anos do sistema Fecomércio. “ É gratificante para nossa cidade receber esse evento, promovendo um dia diferenciado para as crianças e adultos palmarinos”, ressaltou.

O evento também contará com o apoio da Prefeitura de União dos Palmares através da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, e com a parceria das secretarias de Educação, Turismo, Esportes, Cultura e Secretaria de Comunicação. 

A caravana formada por colaboradores das três casas que compõem o Sistema, vai oferecer a população atividades de recreação como futebol de sabão, pula pula para a criançada, embelezamento, saúde e lazer.

Para Rosângela Barros,Secretária de Indústria e Comércio, será um momento de grande importância para a comunidade proporcionado pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.” É sempre bom receber ações deste porte aqui no município com uma excelente oportunidade de lazer”, disse a secretária.

O evento está marcado para a próxima quarta-feira (13), a partir das 15h e no encerramento um grande show da cantora Andreia Moraes e Banda na Praça Basiliano Sarmento , Centro de União dos Palmares.


Secon 

A presidente Dilma Rousseff nas comemorações do 20 de Novembro, será?

O secretário disse que a prioridade do governo são esses exames e a infraestrutura do evento. “Estamos buscando um esforço conjunto com outras secretarias de governo para que tudo saia melhor do que a primeira cavalgada”, explicou, informando que o evento, a exemplo do ano passado, será prestigiado pelo ministro e cavaleiro Aldo Rebelo, entre outros, e está cogitada a presença da presidente Dilma Rousseff.

 

Leia +

A presidente Dilma Rousseff nas comemorações do 20 de Novembro, será? Publicado em 07 de novembro AQUI.

 

A presidente Dilma Rousseff nas comemorações do 20 de Novembro, será? Publicado em 04 de novembro AQUI.

Dia da Consciência Negra é feriado em 1.047 municípios

Um total de 1.047 municípios já decretou feriado para o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Comemorado em 20 de novembro, a data faz referência à morte do líder Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro-brasileiro, e inspira a cada ano um número maior de atividades em torno de reflexões sobre questões raciais no país.

Apesar de instituída por lei deste 2011, a data comemorativa não é feriado em todo o país. Localidades como Alagoas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul optaram por decretar feriado em âmbito estadual. Nos outros estados, a decisão compete a cada município.

Em alusão à data, durante todo o mês de novembro são realizadas centenas de atividades com o objetivo de ampliar as discussões sobre os temas raciais, visando a expansão dos direitos conquistados pela comunidade afro-brasileira nos últimos anos.

Devido às conquistas no cenário nacional, as ações afirmativas estão entre os assuntos em destaque neste mês da consciência negra. Mas as atividades do período também abrem um amplo leque de debates em torno de temas como a prevenção da violência contra a juventude negra e a persistência da representação negativa da pessoa negra nos veículos de comunicação.

Zumbi dos Palmares

Zumbi nasceu em 1655, em Palmares, atual estado do Alagoas. Descendente de guerreiros Imbangalas, de Angola, foi aprisionado por uma expedição portuguesa e entregue aos cuidados do Padre Antônio Melo, que o batizou de Francisco. Com o religioso, aprendeu a escrever em português e latim.

Aos 15 anos, fugiu em busca de suas origens e voltou para o Quilombo dos Palmares, uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Tornou-se líder da comunidade aos 25 anos, destacando-se pela habilidade em planejamento, organização e estratégias militares. Sob seu comando, Palmares obteve diversas vitórias contra os soldados portugueses.

No ano de 1694, o quilombo foi atacado pelo bandeirante Domingos Jorge Velho. Após o combate, a sede da comunidade ficou totalmente destruída. Zumbi conseguiu escapar, mas seu esconderijo foi denunciado por um antigo companheiro. Em 20 de novembro de 1695, o líder negro foi capturado e morto, aos 40 anos de idade.

Fonte: Redação em Brasília