Pages

domingo, 11 de setembro de 2016

Dicas para uma boa aula



É desejo de muitos educadores ensinar crianças e jovens a pensarem criticamente e a estimulá-los a criar novas formas de lidar com problemas que hoje parecem sem solução. No entanto, transmitir uma série de informações não é o suficiente para que isso ocorra – na verdade, este modelo de ensino apenas incentiva a memorização, técnica que nem sempre está associada ao aprendizado. 

Em outras palavras, para que você possa desenvolver as capacidades de compreensão e análise dos seus alunos, bem como sua habilidade criativa, adaptar este método de ensino. Confira algumas dicas para fazê-lo a seguir: 

1 – Permita música na sala de aula
Embora muitas pessoas pensem que sons atrapalham a concentração – e, portanto, a capacidade de refletir dos alunos –, um estudo intitulado “ Is Noise Always Bad? Exploring the Effects of Ambient Noise on Creative Cognition” mostrou que, dependendo do volume, músicas estimulam o pensamento criativo. Por isso, deixe que eles escutem canções durante a aula. Caso você queira se certificar de que o som não os distraia, escolhas músicas que você considera adequadas para determinada aula e deixe-as tocando enquanto eles desenvolvem algum exercício. 

2 – Repense seus materiais de apoio
A maneira como os estudantes recebem as informações também influenciam o modo como eles lidarão com o conteúdo mais tarde, seja fazendo seus estudos para a prova ou os aplicando numa situação cotidiana. Portanto, ofereça materiais que não apenas simplifiquem a compreensão das informações, mas que também sejam facilmente acessíveis. Assim eles poderão ter mais liberdade para trabalhar com os conteúdos. 

3 – Proponha situações hipotéticas
Ao debater uma questão ou encerrar um conteúdo, proponha uma situação hipotética para fomentar a discussão. Fazendo perguntas como “quais seriam as consequências caso acontecesse...?” você incentiva a classe a pensar fora da caixa e analisar as várias nuances das situações. Ou seja, você faz com que eles coloquem seus conhecimentos em prática. Por isso, questione-os sempre que possível.
  

É hoje