Pages

segunda-feira, 22 de agosto de 2016

União dos Palmares em preto e branco

As fotos dessa postagem foram tiradas em agosto de 2011 em um domingo chuvoso. Há exatos 5 anos dá para ver que a Casa Maria Mariá ainda não tinha sido reformada. O museu é uma das arquiteturas mais bonitas que temos aqui em União dos Palmares.

A escolha das imagens em preto e branco foi justamente por ter essas fotos do nosso patrimônio palmarino em ângulos e cores diferentes. Nas fotografias vemos a Estação Ferroviária e linha férrea, Escola Estadual Rocha Cavalcanti, Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, Museu Jorge de Lima, entre outros pontos.

Um desses pontos da qual não existe mais é a Vila Magdala que foi demolida para dá lugar ao Supermercado Todo Dia. Esses espaços estão em nossas memórias e nos registros fotográficos que foram tirados ao longo dos anos. 

Outro exemplo é a fotografia da Quadra de Esportes Prof. Dilson Moreira da Costa demolida em agosto de 2015, pois a área pertence à Transnordestina. Como não se pode construir nada no local, uma quadra foi montada na mesma área para que os amantes do futevôlei continuem a praticar o esporte.

O bacana de vê essas imagens é que fica no ar a esperança que o restante de nossa arquitetura seja preservado e que haja um olhar e um posicionamento mais firme quanto a sua preservação.  Outra coisa também que merece atenção da gestão municipal é o  caso das diversas barracas de lonas que se espalham diariamente pelas calçadas, pontos comerciais, ruas e até partes das pistas aqui em União dos Palmares deixando a cidade feia e com cara de abandonada.

Que mais fotos da Terra de Zumbi dos Palmares sejam tiradas para seu resgate histórico!