Pages

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Segunda edição do Chá de Memória emociona homenageados e público presente



A segunda edição do Chá de Memória realizado ontem, dia 28, foi um dos encontros mais importantes que já tivemos no município de União dos Palmares. O evento tem valorizado, sobretudo, o que nossa cidade tem de melhor: o PALMARINO, com todo o seu talento, sua memória e histórias.

O homenageado da noite foi o mestre Caboclinho do Norte (in memorian). Sua história foi contada através de uma crônica e um vídeo sobre a obra do mestre palmarino foi transmitido para os presentes. As homenagens foram estendidas a outros palmarinos que contribuíram e contribuem com a música da cidade, como Sandro Becker, o guitarrista Marcondes Guitar, Marlon Rossi e João Paulo Albertim, além de Maria Maria, Dilson Moreira, Jairo Vianna e Vavá Peixoto (estes últimos in memoriam), que incentivavam com projetos, com festivais e contatos fora de União dos Palmares.

A pedagoga Márcia Susana, que é a coordenadora do NIER, responsável pelo projeto "Chá Com Memória" iniciou o evento dizendo que o "encontro era para contemplar a musicalidade que embalou gerações de palmarinos". Logo após, ela formou a mesa com os convidados: Armando Assunção, Beto Santana, Jarbas Leite, Djerson da Rabeca, Cordeiro, João Pires, Ferreira Neto, Genisete Sarmento, secretária de Cultura, e Ricardo Praxedes, secretário de Educação. Todos com papel fundamental para o desenvolvimento do cenário musical local e da região.

Descontraídos, os músicos contaram seus “causos” e emocionavam o público presente a cada história vivida na adolescência e nas estradas, a cada nova viagem para um show. "Curti bons momentos na Serra da Barriga, onde pegava minha mochila, colocava meu lanche e subia a serra. Vivenciando isso fiz uma parceria com Antônio Soriano Filho e fizemos a música que hoje é o hino de União dos Palmares", disse Armando Assunção.

Bastante emocionado, Jarbas Leite falou do pai, que foi um músico renomado em União: "tanto meu pai como outros na época faziam músicas e tocavam por prazer". Empresário e dono de uma escola de música, Jarbas falou dos tempos das dificuldades: "Todos que estão aqui sabe das dificuldades que o artista da terra passa, não sei quantos shows fiz de graça com meus amigos. Só Deus sabe como vivíamos, mas foi o tempo de aprender". 

Logo após Beto Santana completou falando dos shows realizados pelo país e disse "Comprei minha atual residência com uma música que fiz com o compositor Michael Sullivan", O músico foi muito aplaudido quando falou da importância da música na vida das pessoas e ainda pediu ao secretário de educação Ricardo Praxedes e demais professores que incluísse os grêmios musicais nas escolas.   

Os presentes relataram histórias vividas nos antigos espaços que contemplavam músicas como o Lua Nua, o Casarão, o coreto das praças. No fim do encontro muitos dos músicos fizeram uma palhinha de seus show e brindaram os presentes com músicas que embalaram nossas emoções no auditório da SEMED.

"Nunca senti tanto orgulho de ser palmarina, quando em duas excursões uma em São Paulo, na 25 de março, vendo Missinho cantando para uma plateia imensa e ser recepcionada em Natal por Sandro Becker, onde ele fechou seu restaurante para o grupo de União e saber o quanto ele é querido e respeitado no nordeste", comentou Rosângela Barros, secretária de Indústria e Comércio.

Estiveram presentes o secretário de Esportes Kleber Marques, os músicos Gil de Sá, Thiago Correia, Missinho, Nel do Reggae e Wilka França, educadores, familiares e amigos dos homenageados e equipe pedagógica da Secretária de Educação.  

Próxima edição do Chá com Memória será em setembro, com tema ainda a ser definido. Parabéns a toda a equipe do projeto, que não mediu esforço para que o evento acontecesse, mesmo com o apagão de ontem.  
.

Hoje tem cinema na 2ª edição da Fundação de Portas Abertas


A Fundação Cultural Palmares- RR/AL, tem o prazer de convidá-lo (a) para participar de 26 a 30 de agosto da 2ª Edição do projeto – “Fundação de Portas Abertas”, que aproxima a comunidade de União dos Palmares, a comunidade quilombola, a comunidade religiosa de referência da cultura afro-brasileira e os grupos culturais.

Segue abaixo e em anexo a Programação.
  

29/08 [QUI]. Cineclube Lanterna Mágica

 Filmes com temática Infantil-18H
 Matuto Zé Cará-19h00
 Exu, além do bem e do Mal-19H30
 Debate- 20H
(Convidados: Werner Salles, Pai Sérgio, Thiago Bianchette, Mãe Neide e Lanterna Mágica)
 
30/08 –[SEX]


Formação: Racismo e Discriminação (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros -UFAL)-08H
Formação: Racismo e Discriminação (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros -UFAL)-14H
 
Apresentação Musical no Muquém - Janayna (Espetáculo Orixás) + Rogério Dias-19H
(Convidados: Clara Suassuna, Janayna, Rogério Dias, Professor Zezito)
 
Realização:
Fundação Cultural Palmares – RR/AL
 
Atenciosamente,
 
Maria José da Silva
Representante da Fundação Cultural Palmares- RR/AL
Rua Antonio Honorato da Silva, 236  -  Centro – União dos Palmares/AL
3281-3167